O vice-governador do Estado Washington Oliveira (PT) já foi indicado, desde a manhã de hoje (28), por mais de dois terços dos deputados da Assembleia Legislativa, como candidato único à vaga aberta de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado-TCE. Cargo vitalício. Salário de dá inveja a muita gente que estudou anos a fio, graduando-se, mestrando-se, doutorando-se e, com certeza, adquirindo “notório saber”.
Agora, só falta a canetada final da govenadora Roseana Sarney, para expulsar o vice-governador do Palácio dos Leões, ao torná-lo conselheiro de fato e com direitos… E ficar com o Executivo todinho só para ela decidir o que fazer: se vira candidata a senadora ou deputada e coloca no comando do Poder Executivo o deputado-presidente da AL, Arnaldo Melo, ou o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando, que assumiriam o lugar do defenestrado.
Hoje, durante a sessão legislativa, como na “Crônica de uma Morte Anunciada”, o célebre romance de Gabriel Garcia Marques, apenas dois deputados estrebucharam: Rubens Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB), este, inclusive, ingressando – junto com o deputado federal Domingos Dutra – com uma ação judicial para tentar anular o colóquio dos poderes Executivo e Legislativo maranhenses, que impediria a indicação de WO.
Para a classe política em geral e os cidadãos da taba timbira, que pouco podem meter o bedelho nessa encenação de efeito prático, há pelo menos um consolo: o grupo Sarney mexeu na primeira pedra do tabuleiro do jogo com que pretende manter-se por mais quatro anos no comando do poder político do Maranhão.

Quanto a Washington Luís, os maranhenses ainda mantinham a vaga esperança de que ele pudesse recusar a oferta que vai sepultá-lo politicamente, embora com muita grana pra bancar esse funeral, em seu novo ‘partido’ – o ‘PTCE’…
Há pelo menos um consolo??? Para o povo maranhense? Consolar-se em saber que o Sarney se mexe para se manter no poder por mais 47 anos? Não entendi. Pelo menos retire a minha parte, como maranhense, deste consolo.
Quanto ao vice, ele tem é que se segurar mesmo no TCE, afinal com a competência que se apresenta não vai a lugar nenhum mesmo. Ele ganhou na loteria e somente a “carteirada” da Roseana para resolver o problema dele.
Pobre povo do Maranhão.
O “consolo” é que a oposição pode se prevenir quando o o grupo cinquentão mostra os primeiros lances do seu xadrez político para permanecer no poder. Mas o meu papel não é o de marketeiro de nenhum dos grupos que estão disputando o poder: um para chegar, outro para permanecer…