Washington dispensado, agora o grupo Sarney procura nome para ocupar cadeira de Roseana
Por enquanto, a corrente prá frente gira em torno do secretário Luís Fernando Silva

Washington dispensado, agora o grupo Sarney procura nome para ocupar cadeira de Roseana

Dois candidatos já se movimentam para ocupar o Palácio dos Leões a partir de abril de 2014 – Arnaldo Melo, que vira governador de qualquer jeito, por 3o dias,  e Luís Fernando Silva

Pois bem, ultrapassada a fase da famosa “operação vice-governador Washington no TCE” – só a Justiça ainda poderia ‘melar’, por conta da ação da dupla Dutra-Bira, ex-petistas -, agora é ficar de olho no próximo lance do grupo Sarney, tentando se manter no poder, em 2014.

Segundo o que já foi publicado aqui e alhures sobre a tal “engenharia política” do grupo,  sem um vice para aporrinhar, querendo governar a tropa, todas as atenções agora se voltam para quem vai ocupar o lugar que seria reservado ao petista conselheiro.

Vale lembrar  o que poderá acontecer depois do impedimento – isso mesmo! – do vice-governador, se Roseana Sarney resolver deixar o cargo para se candidatar  a senadora ou deputada federal ou deputada estadual.

Pela Constituição, no caso de renúncia de governador e vice-governador, o que seria o “nosso” caso, assume o governo o  presidente da Assembleia Legislativa, hoje o deputado Arnaldo Melo. A presidência da Assembleia passaria  a ser ocupada pelo atual  vice-presidente, deputado Max Barros. Todos aliados dos Sarney.

Por enquanto, a corrente prá frente gira em torno do secretário Luís Fernando Silva

Deputado Arnaldo Melo corre por dentro e por fora – Primeiro ele assumiria e, com a caneta na mão, ficaria forte…

É Barros quem vai conduzir o processo de eleição indireta – em que os deputados votam – para a escolha do novo governador. Dois nomes estariam no páreo: o do secretário de Infraestrutura de Roseana, Luís Fernando Silva, pré-candidato do grupo para as eleições de 2014,  e o próprio deputado Arnaldo Melo. Tudo isso é falado porque o Governo do Estado tem uma folgada maioria de votos no Legislativo.

Mas ainda não há, dentro do grupo sarneysista, consenso sobre quem seria o governador a partir de abril do ano que vem, quando Roseana teria que sair, caso queira disputar  a eleição de outubro: Luís Fernando, Arnaldo Melo ou um terceiro nome – que pode ser o meu, desde que  um partido me indique  para concorrer na “indireta” … (rsrsrs).

Brincadeira à parte, sabe-se que Roseana Sarney, Jorge e Ricardo Murad optam por Luís Fernando. Mas, de Brasília, a voz experiente de Sarney [e Edison Lobão] acha que é desgastante para o ex-prefeito de Ribamar concorrer, sendo o governador indireto, ao mandato direto de governador.

Portanto, façam suas apostas. O período de caça a um governador biônico para o mandato-tampão-abril-dezembro de 2014 está aberto.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta