Dois candidatos já se movimentam para ocupar o Palácio dos Leões a partir de abril de 2014 – Arnaldo Melo, que vira governador de qualquer jeito, por 3o dias, e Luís Fernando Silva
Pois bem, ultrapassada a fase da famosa “operação vice-governador Washington no TCE” – só a Justiça ainda poderia ‘melar’, por conta da ação da dupla Dutra-Bira, ex-petistas -, agora é ficar de olho no próximo lance do grupo Sarney, tentando se manter no poder, em 2014.
Segundo o que já foi publicado aqui e alhures sobre a tal “engenharia política” do grupo, sem um vice para aporrinhar, querendo governar a tropa, todas as atenções agora se voltam para quem vai ocupar o lugar que seria reservado ao petista conselheiro.
Vale lembrar o que poderá acontecer depois do impedimento – isso mesmo! – do vice-governador, se Roseana Sarney resolver deixar o cargo para se candidatar a senadora ou deputada federal ou deputada estadual.
Pela Constituição, no caso de renúncia de governador e vice-governador, o que seria o “nosso” caso, assume o governo o presidente da Assembleia Legislativa, hoje o deputado Arnaldo Melo. A presidência da Assembleia passaria a ser ocupada pelo atual vice-presidente, deputado Max Barros. Todos aliados dos Sarney.

É Barros quem vai conduzir o processo de eleição indireta – em que os deputados votam – para a escolha do novo governador. Dois nomes estariam no páreo: o do secretário de Infraestrutura de Roseana, Luís Fernando Silva, pré-candidato do grupo para as eleições de 2014, e o próprio deputado Arnaldo Melo. Tudo isso é falado porque o Governo do Estado tem uma folgada maioria de votos no Legislativo.
Mas ainda não há, dentro do grupo sarneysista, consenso sobre quem seria o governador a partir de abril do ano que vem, quando Roseana teria que sair, caso queira disputar a eleição de outubro: Luís Fernando, Arnaldo Melo ou um terceiro nome – que pode ser o meu, desde que um partido me indique para concorrer na “indireta” … (rsrsrs).
Brincadeira à parte, sabe-se que Roseana Sarney, Jorge e Ricardo Murad optam por Luís Fernando. Mas, de Brasília, a voz experiente de Sarney [e Edison Lobão] acha que é desgastante para o ex-prefeito de Ribamar concorrer, sendo o governador indireto, ao mandato direto de governador.
Portanto, façam suas apostas. O período de caça a um governador biônico para o mandato-tampão-abril-dezembro de 2014 está aberto.