Votos ‘voadores’ na mira de Dilma e Aécio: indecisos e incertos somam 22 milhões
A urna eletrônica, à espera dos indecisos...

Votos ‘voadores’ na mira de Dilma e Aécio: indecisos e incertos somam 22 milhões

A urna eletrônica, à espera dos indecisos…

No final, em 2014 será decisivo o eleitor que não se identifica nem com uma candidatura nem com outra. Um eleitor que não valoriza tanto as diferenças já bem firmadas entre os caminhos oferecidos por Dilma e Aécio, que se encontram e se distanciam nos temas econômicos e sociais, mas que preza outros universos de referência para basear suas escolhas. Que olha o candidato como o consumidor que avalia um produto e que necessita de tempo e informação para escolher. Um eleitor que talvez enxergue tanto diferenças como semelhanças entre os candidatos e sopesa o que é melhor para si.

Quando se diz que o país está dividido ou polarizado entre duas forças políticas, confesso que tenho minhas dúvidas. Na composição do novo Congresso Nacional, por exemplo, PT e PSDB são partidos longe de majoritários – juntos não têm deputados suficientes para aprovar um Projeto de Lei. Nem petistas nem tucanos têm a força política e o respaldo que tiveram FHC em 1994 pós-plano Real e Lula em 2006 com a ascenção social de milhões de brasileiros.

Dilma ou Aécio assumirão no futuro um país talvez mais fragmentado do que polarizado. Quem sabe não seja isto que os ‘votos voadores’ estão a nos indicar?

Siga-me no twitter! (@rogerj)ord – Rogério Jordão

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta