“Vermelho” repercute pesquisa Data M no confronto Roseana Sarney x Roberto Rocha para senador

“Vermelho” repercute pesquisa Data M no confronto Roseana Sarney x Roberto Rocha para senador

 Pesquisa Senado Maranhão 2014

O PORTAL “VERMELHO”, órgão de divulgação nacional  do Partido Comunista Brasileiro, repercutiu em sua página principal notícia acerca da primeira pesquisa do instituto de  pesquisa  maranhense Data M sobre a eleição majoritária no Maranhão. (Registro MA0003/2014/TSE)

A governadora Roseana Sarney aparece na pesquisa DataM divulgada ontem pela TV Cidade com mais de 55% de rejeição na disputa para o Senado. Esse percentual é um dos maiores já registrados em se tratando de  eleição majoritária. Em outros quatro cenários, o vice-prefeito, Roberto Rocha (PSB), aparece liderando a pesquisa. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o protocolo 003/2014. Foram ouvidos 1,5 mil eleitores em 58 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Sobre rejeição, os números da pesquisa DataM mostram que a governadora Roseana Sarney somou 56% da opinião dos entrevistados, uma das maiores já registrada entre candidatos ao Senado. Dutra aparece com 11,7% seguido por Roberto Rocha e Gastão Vieira com 6,5%. Não sabe/Não responde  somou 17,5% e qualquer um, 1,7%.

Cenários – Nos cenários de disputa entre os pré-candidatos, Roberto Rocha aparece em vantagem em todos eles. No primeiro cenário, aparecem na disputa Roberto Rocha, Roseana Sarney e o deputado Domingos Dutra (SDD). Roberto Rocha ficou com 25,2% seguido por Roseana com 20,7% e Dutra com 20%. Nenhum dos candidatos somou 15% e não sabem ou não responderam somou 18,3%.

No cenário dois, é colocado na disputa  Gastão Vieira (PMDB) no lugar da governadora Roseana Sarney. Rocha aparece com 26,1% contra 19,7% de Dutra e 13,4% de Gastão. Nenhum dos indicados somou 17,5% e não sabe/não responde, 23,3%.

Já no confronto direto entre Roseana Sarney e Roberto Rocha, o levantamento mostra  Rocha com 38,8% contra 21% de Roseana. Uma vantagem superior a 17%. Nenhum dos candidatos aparece com 20,9% das opiniões e 19,3% disseram que não sabem ou não responderam.
Outro cenário de confronto direto foi feito na pesquisa da Data M. Desta vez na disputa entre Rocha e Gastão Vieira, o primeiro aparece com 36,4% contra 16,9%. Não sabe somou 24,5% e nenhum dos candidatos, 22,2%. Portal Vermelho

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta