
O repasse, urgente, de recursos para as escolas comunitárias conveniadas com o Município, por parte da Prefeitura Municipal de São Luís, foi motivo de discurso do vereador Lucas Fernandes (PTB), na Câmara Municipal de São Luís. O vereador visitou algumas dessas escolas e constatou a situação de penúria por que vêm passando, tanto na manutenção interna como em relação ao pagamento de professores, cujos salários estão em atraso desde janeiro.
A situação é mais grave porque os recursos oriundos dos convênios são remetidos pelo Ministério da Educação. Assim, não seria falta de dinheiro, mas excesso de burocracia por parte da Secretaria Municipal de Educação.
Quando cobrado, o secretário Alan Kardec diz que os repasses ainda não foram feitos porque muitas das escolas não estariam regulares. Entretanto, não explica porque ainda não pagou dezenas delas que estão regulares.
Para o vereador Pedro Lucas, o pronunciamento na Câmara tem o objetivo de chamar atenção e sensibilizar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o secretário Alan Kardec para o problema da falta de repasses de verba para as escolas comunitárias conveniadas com o município. “Espero do prefeito sensibilidade para solucionar este caso”, conclamou.