Vara Especial de Violência  contra a Mulher volta a funcionar no Monte Castelo

Vara Especial de Violência contra a Mulher volta a funcionar no Monte Castelo

A Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Luís volta a funcionar, a partir desta quarta-feira (09), no antigo endereço, no bairro Monte Castelo (Avenida Getúlio Vargas, nº 87). De maio até este mês a unidade jurisdicional funcionou no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, para reforma da sede própria no Monte Castelo.

O juiz titular da unidade, Nelson Melo de Moraes Rêgo, disse que além da reforma das instalações físicas, a unidade terá um sistema de segurança por monitoramento eletrônico com câmeras nas áreas externa e interna da Vara da Mulher.

Instalada em março de 2008, a unidade recebe por mês mais de 250 processos. Só este ano foram 2.097 novas ações referentes a medidas protetivas de urgência e processos criminais. Atualmente, há 2.960 processos tramitando. No final do ano passado eram 2.593.

São ações voltadas exclusivamente para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, como violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, no âmbito doméstico e familiar ou praticada por agressor que conviva ou tenha convivido com a ofendida, independente de habitarem na mesma casa.

Conforme Nelson Rêgo, as denúncias chegam à unidade jurisdicional por meio da Delegacia da Mulher, Centro de Referência do Município de São Luís (Casa da Mulher), Ministério Público e Defensoria Pública ou advogado particular. A vítima também pode se dirigir diretamente à Vara da Mulher, onde recebe atendimento imediato, sem a necessidade de se fazer acompanhar por advogado ou receber qualquer outro auxílio externo.

A unidade conta com uma equipe formada por psicólogo, assistentes sociais e comissários da infância e juventude, apta a desenvolver os programas de atendimento às vítimas e agressores.

O contato com a Vara da Mulher pode ser feito pelo telefone (98) 3221-4242. (Ascom/TJMA)

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta