Vai, agora? Roseana Sarney tem encontro com prefeitos maranhenses e três ministros de Dilma
Vem ou não vem? A grande pergunta do dia...

Vai, agora? Roseana Sarney tem encontro com prefeitos maranhenses e três ministros de Dilma

O momento certo para os  prefeitos cobrarem uma resposta firme sobre a refinaria premium de Bacabeira

A governadora Roseana Sarney tem na agenda desta quinta-feira (7) dois compromissos que devem marcar época no Maranhão. No primeiro, às 9 horas, no Espaço renascença,   participa o Encontro com Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, ao lado da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; dos ministros do Turismo, Gastão Vieira; e de Minas e Energia, Edison Lobão, entre outras autoridades. Depois, prestigia a inauguração do Complexo Parnaíba, às 14h, no município de Santo Antonio dos Lopes (a 300 Km de São Luís).

No Encontro com Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, técnicos de 17 Ministérios e órgãos federais, entre os quais a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Controladoria-Geral da União (CGU), Caixa Econômica, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil estarão à disposição para esclarecer dúvidas dos gestores.

Mas a grande pergunta que os prefeitos e prefeitas do Maranhão querem fazer, especialmente ao ministro maranhense das Minas e Energia, Edison Lobão e também à goernadora é se a Refinaria Premium II, prometida para o Maranhão, a ser implantada em Bacabeira pela Petrobrás, vem ou não vem. Pelo visto,  esse não é o foco do encontro, como diz a própria governadora:

– “A ministra vem ao Maranhão coordenar esse importante trabalho da Presidência da República, que é o de levar informações aos gestores municipais sobre as mais diversas áreas. Esses esclarecimentos vão garantir mais parcerias e recursos aos municípios, além de oferecer resoluções para questões que estão emperrando convênios com o Governo Federal”.

Na  expectativa de  que todos os  prefeitos maranhenses, seus vices e secretários municipais participem do Encontro, Ideli Salvatti diz que “esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados de interesse de suas regiões específicas com os principais ministérios” Ela tem certeza de que o resultado dessa parceria entre o governo federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades.

Roseana e Lobão: a hora certa para cobrar refinaria da Petrobrás

O objetivo é intensificar as orientações aos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para os municípios. Além disso, prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participam de palestras e recebem atendimento individual de técnicos de ministérios nas Salas de Atendimento.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o encontro tem o objetivo de dar continuidade às informações repassadas sobre as principais políticas públicas do Governo Federal, que foram apresentadas no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em janeiro, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e de todos os ministros de Estado.

Os encontros estão sendo realizados em todos os estados do país. O primeiro foi em Sergipe, seguido por Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Acre, Rondônia, Goiânia, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Roraima, Amapá e Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira (8), por causa do grande número de municípios, ocorrerá uma nova edição em São Paulo.

Na programação do Encontro no Maranhão, estão previstas palestras sobre políticas para a Saúde e a Educação. Os prefeitos e suas equipes ainda terão acesso aos Espaços de Atendimento, onde os técnicos dos principais ministérios do governo federal darão informações personalizadas para esclarecer as dúvidas de cada município.

Vem ou não vem? A grande pergunta do dia…

Complexo Parnaíba

Em seguida, a governadora viaja a Santo Antonio dos Lopes para participar, também nesta quinta-feira (7), às 14h, da inauguração do Complexo Parnaíba, empreendimento termelétrico da empresa Eneva e que já conta com 845 MW de capacidade instalada em operação.

“O Complexo Parnaíba é mais um empreendimento de geração de energia elétrica que conseguimos atrair para o Maranhão e, que além de criar oportunidades de emprego e renda para toda essa região, vai dar mais segurança energética para quem está investindo no estado, como também para o país”, destacou a governadora.

Roseana Sarney destacou a importância da oferta de mais energia para o Maranhão a partir das usinas do Complexo Parnaíba, pois irá atender a demanda dos empreendimentos em instalação no estado, que somam mais de R$ 120 bilhões em investimentos.

O Complexo Parnaíba é um exemplo único no Brasil de empresa privada com estratégia de integração da produção de gás natural à geração de energia. O acesso privilegiado ao combustível faz de Parnaíba um importante polo de geração térmica para o Brasil.

A atual capacidade instalada em operação, de 845 MW, corresponde às usinas termelétricas Parnaíba I (676 MW) e Parnaíba III (169 MW). No entanto, o Complexo Parnaíba tem capacidade instalada licenciada para alcançar até 3.722 MW.

Além do Complexo Parnaíba, em Santo Antonio dos Lopes, a gás natural, a Eneva tem ainda a Usina Termelétrica Itaqui, em São Luís, tendo como combustível o carvão mineral.

Juntos, os dois empreendimentos somam mais de 1.200 MW em operação, aumentando a confiabilidade do fornecimento de energia elétrica para o Maranhão.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta