Vá à Feira do Livro. Tem até poesia digital!

Vá à Feira do Livro. Tem até poesia digital!

A poesia esteve no centro das atividades do quinto dia de programação da 7ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), evento realizado pela Prefeitura, que acontece na Praia Grande, até o dia 6 de outubro. Poetas, escritores, estudantes e curiosos participaram do minicurso “A história da poesia digital no Brasil”, ministrado por Jorge Luiz Antônio Guimarães. O encontro aconteceu na Galeria Valdelino Cécio, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Jorge Luiz falou sobre os estágios da poesia digital, as tipologias e mostrou exemplos do novo formato, onde o gênero lírico aparece associado a outros elementos, como recursos visuais e sonoros, agregando valor à poesia com uma certa dose de humor.

Para Jorge, a poesia digital tem como pretensão ainda, fisgar novos leitores, principalmente os jovens, que têm muita proximidade com as novas tecnologias. “A poesia eletrônica já está consolidada, mas também está em constante movimento, experimentando novas possibilidades, e isso atrai muito os jovens”, garante o escritor.

Jorge Luiz é pós-doutorando no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicampo. É mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo, com especialização (lato sensu) em Literatura, também pela PUC paulista.

O poeta maranhense Salgado Maranhão participou do minicurso e já vislumbra novas possibilidades para sua obra. “Estou pensando em transformar um poema meu para este novo formato visual, pois é uma nova linguagem e muito interessante para a literatura de uma forma geral”, destaca Maranhão. (Secom)

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta