Usuários da Unimed protestam contra falência do plano de saúde
Descaso da Unimed com usuários de São Luís gera protestos

Usuários da Unimed protestam contra falência do plano de saúde

Descaso da Unimed com usuários de São Luís gera protestos (foto G1 Maranhão)

A gota d’água foi o descredenciamento do único hospital que ainda atendia o plano, até a semana passada, o Centro Médico Maranhense, no Monte Castelo, passando a idéia de que a cooperativa, no Maranhão, estaria falida. Usuários da Unimed já recorreram à Promotoria de Defesa do Consumidor e a própria promotora Lítia Cavalcanti, disse estar consciente das dificuldades  enfrentadas pela administradora e dos problemas que está causando a cerca de 40 mil clientes

Acordada com as informações da manifestação, no Monte Castelo, a promotora Lítia Cavalcanti confirmou que “a situação é gravíssima”, em razão do elevado número de reclamações dos usuários. E revelou que já instaurou inquérito civil público e o encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF), a quem caberia acionar a Agência Nacional de Saúde (ANS)

A NOTA

Depois do quiproquó, a  Cooperativa de Trabalho Médico de São Luís (Unimed) emitiu nota, admitindo os problemas relatados por usuários e informando estar acompanhando de perto toda a ação da Promotoria de Defesa do Consumidor no caso das reclamações feitas por beneficiários do plano de saúde.

“A  Unimed São Luís sabe dos problemas gerados na sua rede de beneficiários e em nenhum momento se esquivou ou se esquivará das responsabilidades inerentes, mas afirma que nunca deixou de buscar a solução para os problemas existentes”, diz a nota.

A nota informa, ainda, que a cooperativa  está prestes a inaugurar de forma integral um hospital que foi arrendado, o Hospital Ludovicense, antigo Aliança, na Rua Rio Branco. Revela que a unidade já funciona, atendendo demandas eletivas, mas resta adequar algumas áreas a normas exigidas pela Vigilância Santiária para o completo funcionamento.

Ainda de acordo com o comunicado, no momento a Unimed São Luís busca a readequação de sua rede de cooperados, o que vem sendo feito já há algum tempo, pois o número de beneficiários e o número de médicos da rede já reduziu consideravelmente. “Contudo,  a Unimed São Luís tem procurado resolver de imediato os problemas que surgem na seara administrativa visando atender a sua rede de beneficiários, assim como, atendendo as ordens judiciais solicitada por segurados.

AGENCIA REGULADORA

A Unimed encontra-se atualmente no que se chama de regime de Direção Fiscal, instaurada pela Agência Nacional de Saúde (ANS). O objetivo é averiguar eventuais anormalidades econômico-financeiras ou administrativas que impliquem em prejuízo na qualidade de atendimento dos beneficiários.

Também em nota, a ANS explicou que após a direção fiscal “a situação será encaminhada para deliberação da Diretoria Colegiada da ANS”. É um consolo, mas não resolve nada de imediato.

De acordo com os manifestantes, a verdade é que a clientela  dos planos de Saúde Unimed, notadamente os que precisam  passar por algum tratamento mais complicado, não estão encontrando respostas para as suas necessidades. No meio deles, pessoas idosas que contribuem para o plano há mais de 20 anos.

Nenhum representante da Unimed São Luís apareceu para dialogar com o grupo. Por isso, um abaixo-assinado corre mãos para  ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF). É deste órgão que os usuários esperam uma atitude da Agência Nacional de Saúde (ANS).

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem 6 comentários

    1. José Machado

      A UNIMED, entendo, é como se fosse uma franshise. O nome é nacional, mas, para cada estado, ou grandes cidades, há situações específicas para o plano de saúe- as cooperativas são de médicos locais.

  1. Willy Alkmim

    Olá , sou corretor de seguros e convênios médicos e informo aos usuários da Unimed , por favor troquem seus planos antes que percam sus tratamentos por conta da irresponsabilidade da empresa ,
    caso tenham interesse entrem em contato .

    Willy.celebrecorretora@gmail.com
    (11) 9-9211-8923
    (11) 3357-8000

  2. alinne

    Boa tarde tudo bom?realmente essa situação esta dificil, o que pode acontecer e que eles passem para uma operadora bem abaixo e com outro valor, trabalho em uma corretora seria e caso queiram uma solução com um plano melhor e acessivel entre em contato.Grata alinne@simseg.com.br

Deixe uma resposta