TRE-MA lança em Imperatriz cartilha que ensina sobre filiação partidária
Cartilha do TRE-MA ensina todos os passos para filiação partidária

TRE-MA lança em Imperatriz cartilha que ensina sobre filiação partidária

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), através da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), com apoio da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, lançou, nesta quinta-feira (25), no Auditório da UNISULMA, a cartilha de filiação partidária para autoridades, representantes de diretórios municipais de partido político, advogados e acadêmicos de direito.

A cartilha, produzida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), tem como objetivo informar, esclarecer e simplificar aos dirigentes dos partidos políticos assuntos relevantes acerca da filiação partidária.

Cartilha do TRE-MA ensina todos os passos para filiação partidária

 

O professor Dimas Salustiano (presidente da UNISULMA) agradeceu a deferência do TRE-MA em escolher a instituição para discutir um tema de grande relevância que é a filiação partidária, uma vez que um dos problemas mais corriqueiros é a dupla filiação o que inabilita o cidadão a concorrer a mandato eletivo.

“A filiação partidária é uma das condições de elegibilidade. Nos últimos anos constatou-se um grande volume de processos judiciais envolvendo duplicidade de filiação que acarretara, muitas vezes, na impossibilidade de interessados concorrerem às eleições, por isso a EJE elaborou essa cartilha de maneira simples e objetiva sob a forma de perguntas e respostas” declarou o juiz federal e diretor da EJE, Nelson Loureiro dos Santos.

Para o desembargador José Bernardo, a justiça eleitoral maranhense está indo ao encontro do cidadão, oferecendo a ele a oportunidade de esclarecer todo o processo eleitoral. O desembargador ressaltou, ainda, que a gestão de seus filiados é atividade exclusiva dos partidos políticos, contudo o TRE-MA disponibilizou essa cartilha como meio facilitador dessa atividade orientando-os adequadamente.

Apresentação

A servidora Lígia Ramos (secretária da Escola) apresentou os aspectos legais e procedimentais acerca da filiação partidária e o sistema filiaweb. Também participaram do lançamento o desembargador Froz Sobrinho (corregedor), membros da corte eleitoral, juízes eleitorais e de direito. (Site do TRE-M)

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem um comentário

  1. Antonio

    É, se isso aí passar, talvez acabe um pouco com essa pouca vergonha dos favores nos tribuais superiores.

Deixe uma resposta