
Em visita ao Fórum Eleitoral de São Luís nesta sexta-feira (11 de outubro), os desembargadores José Bernardo Silva Rodrigues e José Ribamar Froz Sobrinho, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, acompanharam o prefeito e o vice-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e Roberto Rocha, que foram até o local realizar os seus recadastramentos biométricos como forma de estimular os eleitores da cidade a não perder o prazo do processo, que encerra em 19 de dezembro.
“Estamos na reta final de implantação da biometria em São Luís e mais 5 municípios do estado. Temos vários postos de atendimento espalhados em pontos estratégicos da capital. No entanto, temos observado pouca procura por parte do eleitor e isso nos preocupa. Queremos evitar filas no final do prazo”, alertou o presidente.
A juíza Joseane Bezerra (diretora do Fórum e titular da 89ª zona eleitoral – a maior de São Luís) informou que 331 mil 441 eleitores já fizeram o recadastramento, sendo 124 mil 617 só no Fórum.
“O eleitor de São Luís não pode deixar para realizar o recadastro nos últimos dias. Ainda dá tempo de agendar data e hora de atendimento ou procurar direto um posto sem enfrentar dificuldades. Acabei de fazer o meu e foi muito rápido e prático”, informou o prefeito.
O ato foi presenciado por deputados federais e estaduais, vereadores, secretários municipais, representantes de partidos políticos e pela imprensa.
A meta do TRE-MA é recadastrar 546 mil 770 eleitores, número que representa 90% do eleitorado da cidade. Na próxima terça-feira (15), às 15h, na sede do Regional, ocorrerá uma reunião com lideranças políticas para discutir estratégias acerca do recadastramento.
Originais e cópias
Por decisão da Corte Eleitoral, os eleitores estão dispensados de apresentar cópias de documentos de identidade e de comprovante de residência quando forem realizar a revisão pelo recadastramento biométrico. Basta o original de cada um.
A apresentação de originais e cópias só será obrigatória para realização das operações de transferências e inscrições eleitorais. A prova de domicílio poderá ser realizada ainda por meio de diligência determinada pelo juiz eleitoral responsável a ser cumprida por oficial de justiça. (Site do TRE-MA)