
Três meses depois. Tal como Míriam Aguiar, a primeira titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a sua adjunta e substituta no cargo, Fabíola Aguiar, pediu demissão (ou foi mesmo exonerada?). O prefeito Edivaldo Holanda foi rápido no gatilho e já titularizou no lugar o engenheiro Carlos Rogério, ex-secretário de Obras de Tadeu Palácio, que assume o posto hoje mesmo..
A versão da Prefeitura é de Fabíola Aguiar estaria sendo requisitada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde é docente no curso de Arquitetura. Mas tem muito angu nesse caroço e uma das versões é de que ela estaria “tremendo nas bases” diante de uma possível greve que os rodoviários estão dispostos a deflagrar, nesta quarta-feira,11. Sem falar na inércia em que tem vivido a SMTT na atual administração municipal, sob o comando da dupla Míriam-Fabíola, cada qual tendo administrado um período da gestão Holanda Júnior.
A Carlos Rogério cabe, já a partir de hoje, chefiar as negociações com os dois poderosos sindicatos de patrões e empregados que comandam a operação do transporte coletivo em São Luís.
Há quem diga que a Prefeitura não tem mais como não conceder um reajuste tarifário nos preços da passagem na capital. Isso porque o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Município e o SET (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís) teria ido pro espaço. O acordo, sob o olhar do Ministério Público Estadual, garantiria repasses para as empresas em troca do não reajuste.
Como os empresários não receberam mais a verba que cobriria despesas de operação, também deixaram de repassar a parte dos empregados – motoristas e cobradores. E teria sido isso que ocasionara o movimento que quase paralisou todo o sistema de transportes coletivos na sexta-feira, 6, tendo como epicentro a Rua das Cajazeiras – embora algumas versões tenham atribuído a paralisação à morte de um cobrador, no subúrbio de São Luís .
A indicação de Carlos Rogério põe água na fervura daqueles que estavam torcendo pelo retorno de Canindé Barros à SMTT.