Desde ontem (15) à noite, teve início uma melindrosa operação que vai transferir 230 presos da Casa de Detenção (Cadet) de Pedrinhas, em São Luís, para outros presídios do sistema penitenciário maranhense, o que está sendo feito com a supervisão de soldados da Força Nacional de Segurança.
Segundo informa a Secretaria de Justiça e Administração Judiciária (Sejap), do total, 60 foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP); 20 ficarão nas celas da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ); 60 estão indo, hoje (16), para unidades prisionais do interior do Maranhão, como Bacabal, Chapadinha e Santa Inês; 33 passarão para o regime semiaberto e 57 deles ainda aguardam definição sobre qual presídio irão.
Na última quarta-feira, durante rebelião no Cadet, dez detentos foram mortos no confronto entre duas facções criminosas. Outros 20 presos ficaram feridos, o que levou o Governo do Estado a decretar estado de emergência no sistema prisional maranhense. O Governo do Estado também pediu e foi atendido pelo Ministério da Justiça, que enviou ao Maranhão uma tropa de 100 soldados da Força Nacional.
Foi anunciada, também, a construção de novos presídios nas cidades de Balsas, Codó, Açailândia, Santa Inês, Presidente Dutra, Viana, Bacabal, Pinheiro, Brejo e São Luís