SMTT começa a testar ônibus biarticulados, os conhecidos papa-filas

SMTT começa a testar ônibus biarticulados, os conhecidos papa-filas

A Prefeitura de São Luís iniciou, na manhã de terça-feira (9), os testes com o ônibus biarticulado. O ônibus tem capacidade para carregar 250 pessoas sendo 80 sentadas. Durante a primeira etapa de teste, que está sendo executada através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), serão usados dois ônibus que circularão nas vias principais em linhas que possuem maior demanda de passageiros.

“O prefeito Edivaldo determinou atenção especial à melhoria do sistema de transporte e o uso desse veículo irá contribuir com esse processo. Iniciamos o primeiro teste com o ônibus biarticulado, que circulará até a licitação do transporte. Essa etapa de teste será para a população aprovar o sistema, bem como a SMTT definir os detalhes da implantação do mesmo, como a escolha das linhas e avenidas onde os ônibus poderão circular”, explicou o titular da SMTT, Canindé Barros.

O ônibus biarticulado possui tecnologia que possibilita melhor manobra do veículo permitindo a locomoção em vias menores. Os dois ônibus de teste possuem elevadores para acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Além de maior capacidade para o transporte de passageiros, o veículo também garantirá mais conforto aos usuários do sistema de transporte.

Canindé Barros informou que também foram iniciados na manhã desta terça-feira os testes para implantação da faixa preferencial na Avenida Marechal Castelo Branco, do trecho que vai da rotatória do São Francisco ao inicio da Ponte José Sarney.  O teste foi realizado das 7h às 9h com a proibição do estacionamento de veículos na pista da direita ao longo de toda via.

“Com a faixa preferencial nesse trecho da avenida, vamos garantir a fluidez do corredor de ônibus, que vai r

ônibus biarticulado, também conhecido como papa-fila, em teste pelas ruas da cidade.

Canindé Barros: comandando as intervenções urbanas

eduzir o tempo de viagem dos usuários do transporte público”, explicou o secretário.

OUTRAS AÇÕES

Compondo o conjunto das intervenções que vão garantir a fluidez do trânsito na capital maranhense, a Prefeitura iniciou nesta semana a segunda etapa da obra da Rotatória do Bacanga. A segunda fase consiste na criação de um retorno na altura do Ceprama, para acesso aos veículos no sentido Areinha/Africanos, para a região do Anjo da Guarda.

“Com essa nova intervenção vamos eliminar o congestionamento na entrada de acesso para região do Itaqui Bacanga. Os veículos que antes faziam a rotatória aqui nas proximidades da Igreja de São Pedro, terão que ir até as proximidades do Ceprama, onde será feito um retorno para acesso ao bairro”, informou Canindé Barros.

O secretário explicou ainda que o ônibus que vem no sentindo Terminal da Praia Grande/ Cajazeiras e que entram nas plataformas do Anel Viário, farão também retorno neste novo acesso. “Vamos retirar o conjunto semafórico daquele local e direcionar estes veículos para o retorno que será feito mais a frente, evitando assim que a via principal pare”, explicou.

Além da obra da Rotatória do Bacanga, a prefeitura possui outras intervenções em diversos pontos da cidade em estágio avançado, como é o caso da intervenção na Curva do 90. A obra no local está na fase de abertura da terceira pista, ao lado esquerdo da via, que vai no sentido Cohafuma/Vinhais. Alça que está sendo feita permitirá que os veículos que vem no sentido Vinhais/Cohafuma, acessam a avenida sem causar prejuízo ao transito da via principal.

Já no bairro da Cohama a intervenção está em fase de conclusão, faltando a sinalização horizontal e vertical, pra que sejam liberados o cruzamento na Avenida Daniel de Latouche e acessos para os retornos de quadra.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem 3 comentários

  1. roberto ferraz

    MACHADO, POR FAVOR ME TIRA UMA DUVIDA CHEGARAM 31 ÔNIBUS VÃO VIM MAIS E AGORA ESSE ARTICULADO, SE VAI HAVER LICITAÇÃO POR QUE AS EMPRESAS ESTÃO INVESTINDO EM ÔNIBUS. QUEM GARANTE QUE ELAS VÃO GANHAR?

  2. roberto ferraz

    continuo aguardando

Deixe uma resposta