O Estatuto do Educador foi tema de debate em reunião entre o professor Júlio Pinheiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), e professores do Centro de Ensino de Apoio a Pessoa com Surdez – CAS/MA, na tarde desta terça-feira (8).
Os professores quiseram conhecer melhor o conteúdo do Estatuto, principalmente, quanto ao texto relacionado à educação especial, que é área de atuação da categoria. O centro funciona no bairro da Alemanha, em São Luís, e promove o ensino, em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para os alunos com surdez matriculados na rede pública estadual de educação.
O professor Júlio Pinheiro mostrou os avanços conquistados com a aprovação do Estatuto do Educador e os termos do acordo feito com o governo do Estado para assegurar, por exemplo, direitos como a progressão – a mudança de nível do professor de acordo com o tempo de serviço na rede.
Ao conhecer o conteúdo do Estatuto, os professores do CAS observaram que nos artigos que fazem referência à educação especial faltou a inclusão de outros profissionais da área, lembrando que, além do professor de Libras, também atuam outros profissionais no ensino especial – uma equipe multiprofissional de educação.
Júlio Pinheiro relatou aos professores o contexto no qual foi aprovado o Estatuto, o esforço concentrado dos trabalhadores e do sindicato, em uma luta difícil pela aprovação da lei. “Com dificuldades, conseguimos aprovar o Estatuto. Agora, a luta é para fazer com que o governo cumpra a lei. Quanto às observações, podemos fazer a inclusão de texto por meio de emendas”, ressaltou o presidente, informando aos professores do CAS que eles podem, inclusive, apresentar suas propostas ao sindicato, para avaliação. (Site do Sinproesemma)

Participei, foi bom e quero parabenizar o sindicato por discussão tão oportuna sobre o estatuto.
Parabéns, pela discussão. Mas tem que promover mais eventos desse tipo.