Serial Killer: Assassino dos “meninos emasculados” pega mais 108 anos de prisão

Serial Killer: Assassino dos “meninos emasculados” pega mais 108 anos de prisão

Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, de 50 anos

UOL – Considerado o maior assassino em série do país, o mecânico de bicicletas Francisco das Chagas Brito foi condenado na quarta-feira (26) a mais 108 anos e seis meses de prisão pelas mortes de Raimundo Nonato da Conceição Filho, 11, Eduardo Rocha da Silva, 10, e Edivam Pinto Lobato, 12. A condenação da 1ª Vara de Paço do Lumiar (MA) é a 11ª de Chagas, que ficou conhecido nacionalmente pelo “caso dos meninos emasculados”, e o somatório das penas chega a 385 anos e seis meses de reclusão.

O mecânico teria assassinado pelo menos 42 meninos e mutilado seus corpos, que foram encontrados sem os órgãos genitais, sendo que 30 moravam no Maranhão e 12, no Pará. Todas as vítimas tinham o mesmo perfil, com idade máxima de 15 anos e eram de famílias pobres. Ele atraía as crianças para áreas de matagal com a falsa promessa de recompensas e praticava os crimes, que teriam ocorrido entre 1991 e 2002.

No julgamento de ontem, a juíza Jaqueline Reis Caracas os jurados acataram a tese do Ministério Público de que o réu teria cometido homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, emprego de meio cruel e impossibilidade de defesa das vítimas. Chagas também foi sentenciado pelo crime vilipêndio (desrespeito) a cadáver.

O mecânico está preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde 2004. De acordo com laudo pericial, Francisco das Chagas é portador de transtorno de personalidade e poderia voltar a praticar novos crimes se fosse solto.

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta