“Uma Mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”/”Nós não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter um certo efeito”
Como é insistente a propaganda do Governo Roseana Sarney, na televisão, na internet, jornais, outdoors… Tudo indica que o secretário de Comunicação do Estado, Sérgio Macedo, apreendeu com Paul Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, na fase de extermínio dos judeus. O alemão ensinava que “uma mentira contada mil vezes torna-se uma verdade”. Senão, vejamos:
Para a Segurança Pública, a comunicação do governo roseanista produziu um vídeo onde uma incauta senhora da Vila Luisão se diz encantada com a tranquilidade imposta pelo governo. Fora do vídeo, a cidade e o Estado estão em pânico, com metralha de postos da PM, assassinatos de policiais e toda um ciclo de violência que beira a estratosfera, quebrando todos os recordes.
Há outro vídeo afirmando que a Saúde no Maranhão é coisa de primeiro mundo. Na prática, só o maranhense que precisa de assistência médico-hospitalar sabe o que passa na hora H. Os cantados e decantados 72 hospitais deveriam, por promessa, ter sido inaugurados em 2010, quando terminou o governo que deveria ser de Jackson Lago. A data foi reformulada para 2013. E nada.

Um terceiro vídeo/spot a nos azucrinar os ouvidos, no momento, informa que todas as estradas maranhenses estão uma beleza, e que as sedes dos 217 municípios serão interligadas por asfalto. Só não diz quando…Vá ao interior, ande na maioria das estradas maranhenses, e verá o que realmente se passa.
Pior é aquela peça dos 7 dias da semana, onde, na falta do que falar, e para preencher o script, a Secom ou recorre à ficção ou rouba ovos da chocadeira alheia: é o caso de enumerar como do governo Roseana a duplicação da BR-135, que todo mundo sabe que é obra do governo federal.
No Baixo Parnaíba, recentemente, a Secom deu como “construção” uma “recuperação” de rodovia feita no governo Jackson Lago – o trecho Buriti-Duque Bacelar, de pouco mais 20 quilômetros, recebeu uma camadinha de asfalto sobre outra que não era lá essas coisas…
Mas ainda tem aquele outro vídeo/spot que insiste em que praticamente todos os maranhenses foram capacitados, profissionalmente, querendo sugerir que o desemprego no Estado é coisa do passado e não mais deste “novo Maranhão”…
Ontem, um conhecido apresentador de rádio tentou passar para os ouvintes que tem gente que “fica feliz” com as desgraças da terra. Isso porque o Ipea (Instituto de Pesquisa Aplicada) divulgou, ontem mesmo (25), que o Maranhão é o estado com maior déficit habitacional do Brasil (veja o post abaixo). Para ele, a manchete deveria ser assim: “Apesar de ter o maior déficit de domicílios, o Maranhão já conseguiu reduzi-lo…” O suprassumo do otimismo…
Logo em seguida, um ouvinte ligou. Para contestar. “Senhor, uma pessoa que chega de fora e não conhece o Maranhão, ao ver ou ouvir essa propaganda do Governo do Estado, pensa que aqui é o Céu… Mas a realidade é completamente diferente…”
Devemos saber que apenas uma inserção de um vídeo de 1 minuto, no horário nobre da TV Globo, custa, em média, 4.200 reais… Pare e conte quantas vezes por dia você vê e ouve a cantilena da Secom, de madrugada, de manhã, de tarde, de noite, apenas para citar o rádio e a TV. Quase tudo contando lorota!
Não retiro uma vírgula desse texto, é assim mesmo a propaganda de Roseana,sempre se mantém a custa de propaganda, pois a realidaade dos fatos é desoladora para os maranhenses.
Senhor, até parece coisa de máquina fotográfica, sua reportagem é uma fotografia dos fatos; todo dia fico injuriado diante da televisão, vendo essas besteiradas todas. Mas tem uma coisa que o senhor não disse que todo o dinheiro da propaganda vai para a empresa de televisão, rádio, jornal e internet da própria família Sarney, eles mesmo pegam o dinheiro do estado e se pagam. uma ruma de dinheiro, milhões e milhões de reais, dinheiro nosso diretamente no bolso da governadora Roseana e sua família de Sarney.
O que você escreve é a verdade. O governo estadual se utiliza de uma ferramenta tão antiga, mas ainda útil. Aliás, a governadora Roseana sempre se norteou pela publicidade. É o caminho mais eficaz para iludir as massas e lubrificar as engrenagens do sistema. Por óbvio, conta com o auxílio das mazelas que o próprio governo deveria exterminar: a ignorância e a pobreza do povo. O depoimento da senhora de que você fala, moradora da Vila Luisão, é algo surreal. A propaganda beira o cinismo de tão falsa que é. Mas há outras verdades além desta que você nos conta. O prefeito, talvez em menor medida, lança mão da mesma arma: a publicidade. Tenta passar pela mídia à população uma situação que não combina com a realidade. A cidade está um buraco. É só andar pelos bairros e avenidas. Há buracos que já estão fazendo aniversário de 6 meses. Como eleitor do prefeito, estou profundamente decepcionado com sua administração caótica. As constantes mudanças de comando nas secretarias de educação e saúde são o reflexo de que o prefeito é refém de partidos que o ajudaram. Não enxergo, sinceramente, qualquer mudança em relação ao governo Castelo (parece até que os dois estarão juntos brevemente). Falta ao prefeito menos política e mais gestão, mais administração. Veja o exemplo do seletivo para contratar professores, lançado pelo município. É o mesmo procedimento adotado pela governadora há anos. Em vez de realizar concurso, lança mão desses seletivos tapa-buracos. De certa maneira, então, estão os dois – prefeito e governadora – de mãos dadas, juntos na velha política do atraso. Ninguém merece.
Concordo com você em praticamente todos os pontos. Só não vale trazer Castelo para essa discussão. Para mim, foi o pior prefeito que São Luís já teve, superando, inclusive, o da esposa, lá no século passado…