PMDB comemora os números da pesquisa Vox Populi na Ilha de São Luís

PMDB comemora os números da pesquisa Vox Populi na Ilha de São Luís

Números divulgados pelo jornal O Imparcial do Instituto Vox Populi causam grande repercussão, gerando sentimentos diferentes nos líderes partidários. PMDB foi quem mais comemorou

Clodoaldo Corrêa /O Imparcial

O PMDB foi o que mais comemorou os números da pesquisa Vox Populi, divulgada ontem por O Imparcial. Pelos números do Instituto, que realizou uma apuração nos quatro municípios da grande Ilha, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), lidera a disputa para o governo do Maranhão nas eleições 2014, mas com uma diferença menor da que já teve. O comunista lidera com 31% dos votos, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) fica com 25,8% dos votos, o secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando Silva (PMDB) 24,8% e Marcos Silva (PSTU) 3%.
O presidente do PMDB, Remi Ribeiro, afirmou que os números são um presente de natal para o grupo governista, que deveria comemorar muito os dados. Para ele, o patamar de 20% da a Luís Fernando totais condições de se sagrar vencedor em outubro do ano que vem. “Nós atingimos a principal meta do ano que era ter o Luís Fernando com mais de 20% ainda em 2013. A candidatura começou com 3%, 4% e já temos este patamar, sendo que a tendência de crescimento ainda é muito grande, pois o Luís Fernando ainda pode ser muito mais conhecido”, afirmou.
Para Remi, os números da Vox Populi refletem a mudança do cenário da candidatura do peemedebista, que inicialmente não possuía o peso que tem hoje para alavancar mais os números. “No início o Luís Fernando era pouco conhecido, existia ainda a possibilidade de candidatura do ministro Lobão, isso fazia com que o eleitor não tivesse segurança para falar que votaria nele. Hoje, ele está ficando mais conhecido e a candidatura está sólida. O Flávio Dino está em campanha e é candidato consolidado desde o final das eleiçõesde2010”, destacou.

A presidente do PPS e pré-candidata ao governo do Estado, Eliziane Gama, também afirma estar satisfeita com seus números, haja vista a inclusão de São José de Ribamar no cenário, onde o ex-prefeito Luís Fernando Silva é muito popular. “Para nós é muito gratificante este percentual que é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo. Em pesquisas feitas somente no município de São Luís, temos números ainda melhores, entre 28% e 29%. Mas considerando a inclusão de Ribamar, continuamos muito bem”.

Nenhum dos principais membros do PCdoB foi encontrado na tarde de ontem para comentar a pesquisa. Pelas redes sociais, alguns membros questionaram os números com base em um erro no item “não sabem ou não opinaram”, os quais tiveram um erro de digitação como explicado no insert ao lado.

O levantamento de campo foi realizado entre os dias 09 e 10 de dezembro. O Vox Populi adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 600 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto dos quatros municípios da região metropolitana: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Pesquisa feita pela Vox Populi
Pesquisa feita pela Vox Populi

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta