Senar e governo discutem práticas de agricultura que não penalizam o meio-ambiente

Senar e governo discutem práticas de agricultura que não penalizam o meio-ambiente

O sistema Faema/Senar promove neste sábado, (12), no auditório Vinícius Torres, do Edifício Iracema, na Avenida Tancredo Neves – Vila Militar Presidente Dutra, Seminário de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado – a produtores rurais, técnicos e gestores de instituições relacionadas ao agronegócio.

O evento é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), do Ministério da

Agricultura e Pesca, (Mapa) e do Senar Regional e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagrima), da Secretaria de Agricultura Familiar (Saf) e da Secretaria de Meio Ambiente, (Sema).

ABC Cerrado

O projeto ABC Cerrado dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente. É resultado de parceria com o Ministério da Agricultura e a Embrapa, com recursos do Programa de Investimento em Florestas (FIP), administrados pelo Banco Mundial. O programa é desenvolvido em oito, (8), estados do Bioma Cerrado, dentre eles, o Maranhão.

O Senar é o responsável pela formação profissional dos produtores rurais, pela capacitação de instrutores e técnicos de campo com foco em quatro tecnologias preconizadas pelo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), como por exemplo: sistema plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, integração- lavoura – pecuária – Floresta, (ILPL) e florestas plantadas. O Governo Federal é o proponente do Projeto ABC Cerrado e o Governo Estadual é o principal mobilizador no Estado.

No Maranhão o Projeto ABC Cerrado está estruturado em duas etapas: seminários de sensibilização e capacitação de produtores e técnicos nas tecnologias ABC. Os Seminários de Sensibilização do Projeto ABC Cerrado acontecem em municípios que representam regiões com grande potencial para produção adotando práticas sustentáveis.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta