Segundo os Leões, agora é definitivo: Roseana renuncia hoje ao mandato de governadora
Roseana Sarney: antes da renúncia, preocupação com a perda de imunidade...

Segundo os Leões, agora é definitivo: Roseana renuncia hoje ao mandato de governadora

Tudo indica  que a governadora Roseana Sarney Murad vai renunciar às 8,30 horas de hoje (10), em ato no Palácio dos Leões, sede do Governo do Maranhão. É o que informou em nota divulgada no final da noite, depois de um dia cheio de boatos acerca desse episódio. Até o dia 31 de dezembro, data em que terminaria para Roseana o seu governo, ficará respondendo pela chefia do Poder Executivo  o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo.

Segundo a nota que divulgou, os motivos da renúncia de Roseana ao governo estadual  estariam relacionados a  problemas de saúde. “Vou me ausentar do governo para cuidar da minha saúde”, disse, oportunidade em que externou satisfação pelo dever cumprido e desejou que Deus ilumine os futuros governantes.

Ontem, em mais uma data anunciada para a tal renúncia, a governadora do Estado deixou o Maranhão em suspense. Ao invés de deixar o Palácio dos Leões  e ir para casa, cumpriu uma agenda de inspeções de obras, acompanhada de boa parte do secretariado e do pai, o senador José Sarney (PMDB-AP). Uma dessas obras é a substituição da tubulação do Projeto Italuís, que traz água do Rio Itapecuru  para a capital, cuja conclusão estava prevista para dezembro de 2013.

No meio da programação, descerrou placa de inauguração da restauração do Ginásio Costa Rodrigues sem que este tenha as obras concluídas pela Secretaria de Infraestrutura. Meio acabrunhado, o secretário de Esportes,  Joaquim Nagib Haickel,  previu que até o dia 31 de dezembro o ginásio esteja pronto.

Roseana Sarney: antes da renúncia, preocupação com a perda de imunidade…

Idas e vindas

Depois de anunciar para terça-feira (9), a renúncia ao governo do Maranhão, Roseana Sarney mudou de ideia e resolveu adiar a decisão, para hoje, deixando o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, com as barbas de molho. Mas, após uma demorada reunião, à noite, Roseana  marcou para hoje – definitivamente, espera-se – a renúncia.

Segundo circulou, Roseana Sarney temia ser surpreendida com fatos desagradáveis por estar sendo processada, no STJ,  sob suspeita de o seu governo ter sido subornado pela Construtora Constran, numa operação estranha para receber um precatório de R$ 120 milhões. Renunciando  ao mandato, Roseana perderá o foro privilegiado e ficará sem imunidade, o que estaria garantido até o dia 31 de dezembro.

A indecisão da governadora estaria relacionada a uma  reportagem exibida na madrugada de segunda-feira (8), no  telejornal Hora Um, da Rede Globo. Ali, foram  divulgados  diálogos que confirmariam o envolvimento do doleiro Alberto Youssef e de um diretor da Constran num possível  suborno ao Governo do Estado para a liberação dos precatórios da Constran.

A reportagem também sugere que as investigações do caso seriam reabertas esta semana, imediatamente após a renúncia de Roseana.

A governadora fará um pronunciamento, no Palácio dos Leões, antes da renúncia, hoje pela manhã.

 

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Este post tem 3 comentários

  1. Antonio pontes tavares

    Tomara que saia mesmo. Já vai tarde…

  2. bruna

    Bom seria que o Flávio pudesse assumir com a saída da governadora Roseana.

  3. calango aceso

    Tá com medo de ser presa, é?

Deixe uma resposta