Segundo o ibope, se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, Dilma venceria Aécio ou Campos
Dilma Rousseff venceria Aécio Neves e Eduardo Campos no segundo turno, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje Montagem/R7

Segundo o ibope, se o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, Dilma venceria Aécio ou Campos

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição à Presidência, venceria os dois principais adversários — Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) — no segundo turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (7), feita a pedido da Rede Globo.

Em um eventual confronto entre Dilma e Aécio Neves, a petista teria 42% dos votos, contra 36% do tucano. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Dilma sairia vitoriosa. Nesse cenário, os votos brancos e nulos seriam 15%. Os eleitores que disseram não saber ou não responderam totalizaram 8%.

Em outra hipótese, que coloca Dilma contra Eduardo Campos, Dilma venceria com 44% dos votos contra 32% do socialista. Da mesma forma, considerando a margem de erro, a petista ganharia a disputa. Os votos brancos e nulos chegaram a 16%, enquanto os indecisos totalizaram 8%.

A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre os dias 3 e 6 de de agosto em 175 cidades. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00308/2014.

1º turno

No primeiro turno, Dilma teria 38% das intenções de voto — mesmo patamar da pesquisa anterior. O candidato do PSDB, senador Aécio Neves, aparece com 23% e está na segunda colocação na corrida à Presidência. Na última parcial, Aécio tinha 22% da preferência do eleitorado, segundo o instituto.

Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência da República, aparece com 9% das intenções de voto — contra 8% do último levantamento. O candidato do PSC, Everaldo Pereira, marcou 3% nessa edição da pesquisa — mesmo nível do último levantamento.

Somados, os candidatos Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) possuem 3%.

Aprovação de governo

O Ibope perguntou aos eleitores sobre a aprovação de governo. Para 32% dos entrevistados, o governo Dilma é ótimo ou bom. Outros 35% disseram que é regular. Por fim, 31% afirmaram que ruim ou péssimo. Os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 1%.

Popularidade de Dilma

Os eleitores também avaliaram a figura da presidente Dilma Rousseff: 47% aprovam a petista, enquanto 49% desaprovam e 4% não sabem ou não responderam.

Do G1

Dilma Rousseff venceria Aécio Neves e Eduardo Campos no segundo turno, segundo pesquisa Ibope divulgada hoje
Montagem/R7

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta