O ex-presidente do Senado, o maranhense José Sarney, 83 anos, não foi transferido ontem para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, como chegou a ser anunciado pela família do paciente. Ele amanhece internado no UDI Hospital, em São Luís, mas pode ser liberado hoje.
Sarney chegou domingo pela madrugada ao Hospital UDI em estado que inspirava cuidados, após participar do banquete do casamento da neta, Maria Fernanda, filha de Fernando Sarney. Mas o hospital, no último boletim de ontem, anunciou a progressiva melhora do quadro clínico do senador (diagnosticado com uma pneumonia), a ponto de prevê para hoje a sua alta.
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) cancelou os compromissos que teria no interior do Estado e preferiu acompanhar o pai, chegando a anunciar que viajaria com ele para São Paulo. ao menos no primeiro dia na capital paulista. Já na manhã de segunda-feira, o diretor do hospital UDI, Carlos Gama, emitiu nota afirmando que o senador apresentava boa resposta ao tratamento instituído. Sarney teve uma infecção respiratória aguda.
Quem esteve na festa de casamento da neta do senador e ex-presidente da República, lembrou que Sarney chegou por lá, muito sorridente, ao ponto de ingerir até mesmo bebidas alcóolicas, tal a alegria do momento. Porém, do meio para o fim do congraçamento passou a sentir-se mal, tendo que ser levado às pressas para o Hospital UDI.
Mesmo tendo alta, é certo que José Sarney voará direto para São Paulo, onde fará check-up no Hospital Sírio-Libanês.