São Luís surpreende e se apresenta com o melhor IDHM em Educação…
São Luís bem colocada no ranking do IDH da Educação...

São Luís surpreende e se apresenta com o melhor IDHM em Educação…

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, que publica o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e outros 200 indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade para os municípios brasileiros, revela que a Região Metropolitana de São Luis apresentou o melhor  IDHM em Educação nas mais de 9 mil áreas de 16 Regiões Metropolitanas (RMs) do país analisadas no período de 2000 a 2010.
IDHM_Educação

São Luís bem colocada no ranking do IDH da Educação…
Segundo o Atlas, em 2000, as maiores diferenças na dimensão da Educação estavam entre as RMs de São Paulo (0,592) e a de Manaus (0,414). Em 2010, as maiores disparidades nesta dimensão ficam entre São Luís (0,737) e Manaus (0,636).
O Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras é uma extensão do site lançado em 2013 (www.atlasbrasil.org.br), que trazia o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 5.565 municípios brasileiros, além de outros 200 indicadores socioeconômicos. Agora, a plataforma pretende mostrar a evolução dos indicadores entre 2000 e 2010 em 16 Regiões Metropolitanas Brasileiras, bem como evidenciar as disparidades existentes dentro das mesmas, antes omitidas pelas médias municipais. Ao olhar separadamente as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – áreas menores que bairros nos territórios mais populosos e heterogêneos, mas iguais a municípios inteiros quando estes têm população insuficiente para desagregações estatísticas – de cada RM, é possível ver as diferenças entre elas em termos de desenvolvimento humano.
Nesta primeira etapa do projeto, serão contempladas 16 RMs. São elas:
IDHM_RM
O presidente do Ipea, Sergei Soares, defende a importância da adaptação da ferramenta para o nível metropolitano. “A centralidade dos espaços metropolitanos para a vida econômica, social e política do país exigiu a construção de uma versão do Atlas que incorporasse os espaços intramunicipais e intrametropolitanos”, diz.
Outros índices apontados pelo Atlas não são tão bons para a nossa Região Metropolitana como o da Educação. Ainda precisamos avançar em questões como Longevidade e Renda, mas com certeza já animador saber que estamos liderando o ranking da Educação.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta