São 10 dias! Feira do Livro promete agitar a Praia Grande, a partir desta sexta

São 10 dias! Feira do Livro promete agitar a Praia Grande, a partir desta sexta

O tradicional bairro da Praia Grande, no Centro Histórico,  será palco, durante dez dias,  a partir desta sexta-feira (27),  do maior evento literário do Estado, a 7ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que será inaugurada às 18:30 horas, na Galeria Valdelino Cécio, localizada no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

De acordo com a organização, uma grande e diversificada programação cultural compõe o evento,  começando  com a cerimônia de abertura, quando vai estar presente o patrono desta edição, o poeta Nauro Machado, e de representantes das instituições realizadoras e parceiras.

Maioria dos frequentadores da Feira é composta pelos jovens.[gallery]

Poeta Nauro Machado, homenageado presente na abertura da FeliS

O ponto alto da noite será a palestra “A obra de Nauro no contexto da poesia brasileira”, com o crítico literário e ensaísta, Ivan Junqueira (SP), e o escritor Ricardo Leão como mediador da palestra. A programação do primeiro dia será encerrada às 21h com o lançamento dos livros “Percurso de Sombra” e “O Pó dos Pósteros”, de autoria do patrono.

A 7ª FeliS tem como tema “Livro, leitura e tecnologia” e seguirá com atividades diárias até o dia 06 de outubro. Pela primeira vez a feira será realizada na Praia Grande, cercada por sobrados e ladeiras que tanto inspiraram poetas e escritores do passado – que renderam a São Luís o título de Atenas Brasileira – e que continuam a ser cantadas e contadas na nova literatura e seus formatos digitais.

Durante dez dias, o público contará com uma vasta programação, envolvendo rodas de conversa, palestras, lançamentos e relançamentos de livros, recitais, peças teatrais, shows musicais, atividades voltadas para o público infantil, entre outros. No estacionamento ao lado do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, funcionará o Espaço do Livro, destinado à comercialização de livros de várias editoras, nacionais e internacionais, sempre no horário das 10h às 22h.

Entre as novidades deste ano, está a participação dos convidados internacionais: o americano Benjamin Moser, biógrafo da escritora Clarice Lispector e, o português António de Abreu Freire, biógrafo do padre Antônio Vieira. Os dois ministrarão palestras e lançarão suas obras durante a Feira do Livro. Além deles, o palco da Praça Nauro Machado recebe o show do martinês E. Sy Kennenga.

 HOMENAGEADOS

Os homenageados desta edição – Nauro Machado, Aluísio Azevedo, Catulo da Paixão Cearense, Zelinda Lima e Salgado Maranhão – dão nomes a vários espaços da Feira, que abrigarão exposições permanentes sobre a vida e obra de cada um. No Espaço Nauro Machado, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, estará a exposição “Nau de versos”.

 7ª FELIS

A Feira do Livro de São Luís é realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e  Secretaria Municipal de Educação (Semed), co-realização com o Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), patrocínio da Vale e apoio: Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e  Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). A programação completa do evento está disponível pelo endereço eletrônico: http://www.saoluis.ma.gov.br/

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta