Sai ou não sai? Roseana Sarney balança. Lobão Filho entra no páreo pela vaga de senador.
Será que Roseana Sarney "abre" da disputa pelo Senado para Lobão Filho?

Sai ou não sai? Roseana Sarney balança. Lobão Filho entra no páreo pela vaga de senador.

O DEPUTADO/MINISTRO GASTÃO VIEIRA TAMBÉM SE INSINUA. ROSEANA CONVERSA COM O DEPUT

Será que Roseana Sarney “abre” da disputa pelo Senado para Lobão Filho?

ADO ARNALDO MELO PARA GANHAR MAIS CONFIANÇA.

O ministro das Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA), desembarcou, na madrugada desta sexta-feira, em São Luís,  para cumprir agenda política neste final de semana.

Tem encontro marcado com a governadora Roseana Sarney (PMDB) e, segundo o jornal da família, O Estado do Maranhão, discutirá com ela as bases de um acordo que pode culminar com a candidatura de Lobão Filho (PMDB-MA) a uma vaga ao Senado, em outubro deste ano.

O acerto, claro, depende da decisão da governadora sobre seu futuro político. Para isso, Roseana também se reúne  com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), para tratar da possibilidade de eleição indireta em caso de renúncia.

Se a definição, no entanto, for por permanecer no mandato até o dia 31 de dezembro, o suplente Edison Lobão Filho tem interesse na candidatura, como informou em entrevista. Segundo ele, Roseana é quem detém a “legitimidade” para pleitear a vaga a ser aberta com o fim do mandato do senador Epitácio Cafeteira. “Se Roseana estiver decidida a sair da vida pública por razões pessoais e não concorrer, o grupo está querendo me colocar como opção, e eu já disse que, por mim, não tem problema”.

Para o senador, que é suplente do pai, o hoje ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, a sua atuação à frente da Comissão Mista de orçamento do Senado, credencia-o a pleitear a vaga. “Há unanimidade em torno do meu nome”, aponta.

Essa “unanimidade” citada por Lobão Filho não quer dizer nada. Na hipótese de Roseana Permanecer, há quem advogue que o nome natural seria o do deputado federal e atual ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB). Gastão, diz, no entanto, que permanece candidato à reeleger-se deputado federal.

Segundo Gastão, tão logo se desincompatibilize do cargo de ministro, voltando à Câmara dos Deputados, seu projeto é iniciar estratégias para um novo mandato. Mas não descarta a possibilidade, como homem de partido, e, ainda na hipótese de Roseana permanecer no governo estadual até novembro, de disputar a única cadeira para o Senado.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta