Levantamento feito pela Secretaria de Educação do Maranhão identificou que, embora o governo de Roseana Sarney tenha recebido 220 milhões de reais em recursos do BNDES para reformar, ampliar e construir 124 escolas, Roseana deixou 107 obras inacabadas – ou seja, apenas 17 foram concluídas, o equivalente a 13,71% do total previsto.
Uma das escolas em estado precário e com a reforma inacabada, por ironia do destino, chama-se Roseana Sarney Murad.
Via Expressa
Outra obra Inaugurada inacabada, foi a Via Expressa (batizada Avenida Joãosinho Trinta) que começa a apresentar problemas de estrutura. O asfalto próximo à entrada do Vinhais Velho cedeu após as fortes chuvas da madrugada desta última segunda-feira (02).
Entregue às pressas por Roseana Sarney (PMDB), antes da ex-governadora renunciar ao cargo em dezembro passado, a avenida foi inaugurada inacabada, sem a conclusão de vários serviços previstos no projeto inicial. Por isso, o atual governo deverá cobrar responsabilidades pelo malfeito.
A Via Expressa foi “inaugurada com festa” em 08 de dezembro de 2014, no apagar das luzes da administração da governadora Roseana Sarney; e (2) hoje, após ser levada pela chuva. “Erros de projetos, de execução e desvios de condutas. É a mínima explicação que se deve ao povo, o dono do dinheiro que foi levado pela chuva. Só não vale culpar São Pedro”, opina o atual secretário de Estado da Transparência, advogado Rodrigo Lago.
Atualmente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura estuda realizar intervenções para otimizar a via. O governo se recusa a entregar o certificado de conclusão da obra e cogita acionar a Justiça para cobrar a execução de todos os itens que foram pagos e não-realizados pela construtora contratada na gestão de Roseana.