O senador Roberto Rocha comentou em discurso, no Plenário do Senado, a atuação de ministros do governo Dilma. Ele elogiou a postura dos ministros da Saúde, Arthur Chioro, e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, mas avaliou como negativa a do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. O senador questionou a presença do ministro que foi duas vezes em um mês ao Maranhão, a mais recente esta semana, “sem considerar nenhum dos senadores, nenhum deputado do Maranhão, para ir a uma cidade apenas com o objetivo político de crescer a bancada do seu partido”.
Roberto Rocha criticou a falta de austeridade demonstrada pelo ministro, que segundo ele sinaliza que o governo está bem e não existe a necessidade de fazer ajuste fiscal ou outros esforços, que de algum modo penalizam a população. “Kassab tem tempo para, com a estrutura do próprio ministério, fazer política para o seu partido pelo País inteiro”, afirmou o senador.
Em contraponto, o senador registrou a receptividade de Arthur Chioro, com quem se reuniu durante a semana. Roberto Rocha destacou o compromisso do ministro da Saúde em liberar recursos para o custeio de cinco hospitais de média complexidade que serão inaugurados no Maranhão e o anúncio da liberação de unidades móveis do Samu para São Luís, Balsas, Grajaú, Açailândia e São Domingos. O encontro aconteceu com a presença do secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, e da secretária adjunta, Rosângela Curado, presentes a convite do senador. “O ministro, com muita atenção e presteza, compreendeu, de forma acessível, a necessidade do estado do Maranhão”, avaliou.

Roberto Rocha também destacou a postura de colaboração do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que autorizou a elaboração do projeto para a quarta ponte de ligação entre Timon (MA) e Teresina (PI). E explicou que no encontro com ele, do qual também participou o senador Elmano Ferrer (PTB/PI), houve boa recepção a demandas como a pavimentação de 100 km da BR 226 e a BR-402, a chamada Rota das Emoções, que liga os Lençóis Maranhenses ao Delta do Parnaíba e a Jericoacoara, no Ceará. “Antônio Carlos Rodrigues, que já foi senador, é um homem dedicado ao trabalho, político sensível de um estado grande como São Paulo, mas que também compreende as dificuldades dos estados menores”.