Roberto Rocha tenta sensibilizar a Codevasf para reabilitar os rios maranhenses
Rio Itapecuru: antes, um dos mais caudalosos do Maranhão. Agora, definha, progressivamente...

Roberto Rocha tenta sensibilizar a Codevasf para reabilitar os rios maranhenses

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) entregou ao presidente da Codevasf, Felipe Mendes, um relatório sobre a situação dos rios maranhenses, contendo fotos enviadas por dezenas de internautas, e apresentou a ele sua proposta de revitalização das bacias hidrográficas, com preservação do meio-ambiente e recuperação de navegabilidade. No encontro, eles também conversaram sobre projeto da Codevasf para a construção de um dique na Baixada Maranhense.

Roberto Rocha destinou uma emenda de bancada no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016 para o início desse projeto. A iniciativa foi elogiada por Felipe Mendes. Segundo ele, a Codevasf já tem estudos nessa área e poderá desenvolver o projeto assim que o governo federal liberar os recursos.

No encontro, que contou com a participação do diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia, Luiz Augusto Fernandes, o presidente da Codevasf também falou do projeto de engenharia, que está em fase final de elaboração pelo órgão, para a construção dos Diques da Baixada Maranhense. A obra deverá alcançar 11 municípios, com 70,6 km de extensão, e permitirá a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas de inundação.

Rio Itapecuru: antes, um dos mais caudalosos do Maranhão. Agora, definha, progressivamente…

A água poderá ser usada para consumo da população que vive na região e terá impacto na economia, ao permitir a ampliação do período da pesca artesanal, irrigação para agricultura e pecuária e circulação de canoas.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta