“Estamos caminhando. Pode não ser com a celeridade desejada, mas é cada vez mais forte a presença da Prefeitura em ações, obras e serviços por toda a cidade”, disse, agora há pouco, o vice-prefeito Roberto Rocha, ao representar o prefeito Edivaldo Holanda Júnior na assinatura de adesão ao Termo de Cooperação Técnica da Plataforma dos Centros Urbanos. O ato foi realizado no Palácio de La Ravardière.
A Plataforma é uma iniciativa do Unicef em que a agência da ONU propõe a adesão de prefeituras, conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) e comunidade a uma ação articulada para redução dos índices de vulnerabilidade de crianças e adolescentes nas capitais brasileiras.

Em São Luís, as ações serão desenvolvidas pelas secretarias da Educação (Semed), Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas), Desporto e Lazer (Semdel), Fundação de Cultura (Func), além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-SL).
A ideia é reduzir os índices de vulnerabilidade por meio de políticas públicas já existentes, em territórios delimitados dentro do município de São Luís, a serem definidos. Será construído um plano de trabalho, a partir de demandas e prioridades.
A Plataforma dos Centros Urbanos contribui para que todas as crianças e todos os adolescentes das cidades possam crescer e se desenvolver com saúde, aprender mais, ter acesso à cultura, se divertir, praticar esportes e estar sempre protegidos contra qualquer tipo de violência. Ou seja, busca garantir que meninos e meninas que vivem nas comunidades populares dos centros urbanos tenham todos seus direitos realizados, de acordo com o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O vice-prefeito Roberto Rocha disse que transmitia, na solenidade, a alegria e o desejo do prefeito Edivaldo Holanda de fazer o possível pela felicidade das crianças e adolescentes de São Luís, ao mesmo tempo em que louvou e agradeceu as parcerias com Unicef e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adlescente (CMDCAs)