Depois de se movimentar por um bom período junto a alguns partidos de oposição, dando a entender que poderia deixar a base governista, o ex-deputado Ricardo Archer (PMDB) foi nomeado, ontem, pela governadora Roseana Sarney (PMDB) o seu novo secretário de Articulação Política. É a reposta do governo à baixa sofrida com a saída de Raimundo Cutrim de sua base para apoiar o projeto de Flávio Dino (PCdoB) governador.
Com a nomeação de Ricardo Archer para a Articulação Política, Hildon Rocha deixa de acumular este cargo com o de secretário de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) do governo do Maranhão.
Ricardo Archer andava meio esquecido. Ex-prefeito de Codó e ex-deputado estadual, a ele é creditada uma boa base eleitoral, patrimônio esse que poderia interessar aos outros partidos fora da esfera governamental. Ele chegou a conversar com o ex-prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PSB), com o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), e com o presidente da Executiva Municipal do PSB de São Luís e vice-prefeito Roberto Rocha. A estes, manifetou o desejo de formar com a oposição. Só faltou marcar a data do ingresso.

Toda essa movimentação de Archer fez Roseana Sarney chamá-lo ao Palácio dos Leões com a “cenoura” do poder à mão: saiu nomeado secretário de Articulação Política. A ação antecipa o que poderá ser capaz a chefe do Executivo maranhense, de olho na sua sucessão, ano que vem, quando espera ter viabilizado, eleitoralmente, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luís Fernando Silva.
O ato de Roseana Sarney é uma resposta, também, à baixa que sofreu em seu arraial político, com a ida do deputado estadual Raimundo Cutrim para o PCdoB, e a adesão de Rosângela Curado, candidata a prefeita de Imperatriz no último pleito, com o apoio de Hildon Marques ao projeto Flávio Dino governador.
Outro que anda reclamando muito de “solidão política” em relação ao governo, o prefeito de Coêlho Neto e ex-deputado estadual Soliney Silva, deixando vazar que poderia se mudar para a oposição, também pode ser chamado a qualquer momento aos Leões para abraçar a famosa “cenoura” palaciana.
Nunca vou ter oportunidade de pegar nessa famosa cenoura palaciana, não tenho votos, só o meu e de uns 4 peladinhos…
Vânia, cuidado com a “cenoura” dos “peladinhos”…