Discutir e fomentar políticas públicas que possibilitem revigorar todas as bacias hidrográficas do Msaranhão, discutindo e recolhendo propostas junto às populações diretamente afetadas. São essas, basicamente, as linhas centrais propostas pelos seminários de Revitalização dos Rios Maranheenses e suas Nascentes, realizado em sua terceira edição na cidade de Caxias, no final de semana.
Tanto que evento – realizado pelo senador Roberto Rocha (PSB) e pelo Instituto Cidade Solidária – teve grande adesão dos caxienses, que lotaram o auditório para trocar experiências com especialistas e autoridades na área ambiental sobre “a Bacia do Itapecuru – Sua Importância e Propostas Para a Sua Revitalização”, um dos temas abordados durante as atividades técnicas do seminário
Ministraram palestras: o desembargador, Dr. Arthur Almada Lima, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias: e Carlos Benedito Maciel, coordenador do Comitê das Bacias Hidrográficas do Itapecuru,. A chefe da Unidade de Meio Ambiente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf, Ericka Cunha, deu a conhecer sobre o que este órgão já tem planejado para a Bacia Hidrográfica do Itapecuru.
As atividades técnicas estimularam os debates e promoveram a interação dos participantes, por meio de perguntas e repostas. Elas foram coordenadas pelo vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Jr., e pela Prfª da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Joseleide Teixeira Câmara.

A mesa de abertura foi composta pelo senador Roberto Rocha; o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior; Liviomar Macatrão, representando o Instituto Cidade Solidária; o presidente da Câmara Municipal de Caxias, Antônio José Bittencourt; o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Inaldo Guerra; Carlos Benedito Maciel, coordenador do Comitê das Bacias do Rio Itapecuru; tenente. Sonny, do 2º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército; o presidente estadual do PRTB, Márcio Coutinho, e a gerente executiva da Caixa Econômica Federal, Regina Célia Barbosa.
Durante o seu pronunciamento, o senador Roberto Rocha anunciou medidas concretas para a revitalização do rio Itapecuru. Entre elas, a liberação de 5 milhões para que a UEMA faça o Plano de Recursos Hídricos do Itapecuru e o projeto de estação de monitoramento para que as águas do rio sejam monitoradas permanentemente. Roberto Rocha destacou, também, que conseguiu junto ao governo federal que o Exército Brasileiro realize o trabalho de desassoreamento dos rios maranhenses. Lembrou que já viabilizou recursos de R$ 2,5 milhões para que a Codevasf faça todo o diagnóstico do rio Itapecuru, e que a sua primeira emenda como senador da República foi destinada à revitalização desse rio. Disse mais:.
– “O rio Itapecuru é eminentemente estadual, e deveria ser cuidado pelo poder executivo do nosso estado. O governo do Maranhão está convidado para, se assim desejar, participar deste esforço, que não é o esforço de um senador, de um prefeito, ou de uma só pessoa. É um esforço de um estado que procura se levantar para, pela primeira vez, ouvir a voz dos rios que pedem socorro”, disse Roberto Rocha.
Na oportunidade, o senador entregou ao prefeito, Fábio Gentil, uma placa simbolizando o início do projeto “Adote Uma Nascente”, cuja finalidade é incentivar a participação voluntária da classe empresarial e da comunidade no processo de gestão ambiental, por meio de ações de recuperação e revitalização de nascentes dos rios.
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, elogiou a iniciativa do seminário, que resgatou o debate sobre o problema do rio Itapecuru: “Caxias é uma cidade de águas, e trazer para a nossa cidade este seminário é motivo de muito orgulho, pois ele se propõe a melhorar a nossa vida, porque água é vida”, ressaltou.
Para o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, desembargador Arthur Almada Lima, o seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes já merece um registro especial na história de Caxias. “Hoje é um dia ímpar na história de nossa cidade, pois o senador Roberto Rocha, por meio deste evento, nos traz a certeza de que a bacia do nosso Itapecuru será, de fato, revitalizada, depois de tantos anos de degradação”, disse.
Como ocorreu nos dois seminários antecedentes, o Instituto Cidade Solidária, representado pelo Sr. Liviomar Macatrão, fez a doação dos alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento. Em Caxias, a instituição beneficiada foi a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que abriga jovens dependentes químicos que desejam se livrar do álcool e das drogas.
De acordo com o Comitê organizador, o próximo seminário está previsto para ocorrer no mês de agosto, na cidade de Grajaú.