“Revelando Brasis” chega a São Luís com o filme “Benzedeiras do Azeitão”

“Revelando Brasis” chega a São Luís com o filme “Benzedeiras do Azeitão”

O Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis – Ano V chega à capital São Luís (MA) para apresentação do filme maranhense “As Benzedeiras do Azeitão”, de Reinaldo Guimarães, de São Domingos do Azeitão, selecionado pela quinta edição do projeto. A sessão acontecerá no dia 16 de novembro, às 20 horas, no Cine Lume, no Edifício Office Tower, em Renascença II. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

Inaugurado em 22 de outubro, o Circuito Revelando os Brasis percorrerá o país até 27 de novembro. Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção vão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 20 sessões de cinema ao ar livre nos 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes onde as histórias foram gravadas e sessões nas 15 capitais dos estados participantes. Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.

Contemplando as cinco regiões brasileiras, o Circuito percorrerá em 35 dias localidades dos estados de Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A nova edição é composta por 11 documentários e 09 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre lendas, causos, crendices, personagens populares, tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira e valorizam novos olhares sobre o Brasil.

O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades com até 20 mil habitantes a possibilidade de contar suas próprias histórias através do cinema.

Revelando os Brasis

Lançado em 2004, o Revelando os Brasis realizou quatro edições que resultaram na produção de 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Depois das histórias selecionadas, os autores participam de uma oficina audiovisual com duração de 15 dias, no Rio de Janeiro, onde aprendem noções básicas de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, direção de arte, som, mobilização comunitária.

Após o curso, os autores retornam às cidades para a gravação dos filmes com o acompanhamento de uma produtora custeada pelo projeto e a participação de membros da comunidade em funções artísticas e de produção.

Na etapa de difusão, os filmes são apresentados nas comunidades e nas capitais através de sessões de cinema com entrada franca em praças e ruas dos municípios. Na fase seguinte, as produções do projeto ganham lançamento em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. Promovido em 2013, o 5º Concurso Nacional de Histórias do projeto recebeu 951 inscrições.

Rotas do Circuito Nacional de Exibições 

22/10 Vargem Alta – ES 25/10 Palmeiras – BA
23/10 Vitória – ES 27/10 Salvador – BA
24/10 Águia Branca – ES 02/11 João Pessoa – PB
28/10 Belo Horizonte – MG 31/10 Barra de Santa Rosa – PB
29/10 Brazópolis – MG 1º/11 Aparecida – PB
30/10 São Paulo – SP 03/11 Natal – RN
31/10 Corumbataí – SP 04/11 Lajes – RN
1º/11 Tabapuã – SP 06/11 Fortaleza – CE
03/11 Campo Grande – MS 07/11 Uruburetama – CE
05/11 Ladário – MS 08/11 Meruoca – CE
08/11 Douradina – PR 10/11 Aiuaba – CE
09/11 Curitiba – PR 13/11 São Domingos do Azeitão – MA
11/11 Irineópolis – SC 16/11 São Luís – MA
13/11 Florianópolis – SC 19/11 Santarém Novo – PA
14/11 Arroio do Sal – RS 20/11 Belém – PA
15/11 Porto Alegre – RS 25/11 Arraias – TO
20/11 Porto Velho – RO 27/11 Quilombo – TO

SERVIÇO
Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V
Data: 16/11/15
Horário: 19h
Local: Cine Lume – Edifício Office Tower – Avenida Colares Moreira – Renascença II – São Luís (Maranhão)

PROGRAMAÇÃO EM SÃO LUÍS

* As Benzedeiras do Azeitão Roteiro, direção e produção: Reinaldo Moraes Guimarães São Domingos do Azeitão – MA Nasceu em 1979. Ensino Superior. Sociólogo. Documentário: Inspirados pela tradição e devoção, alimentados pela fé em Deus e com a intercessão dos santos, mulheres e homens ainda guardam um conhecimento passado de geração em geração, na pequena cidade de São Domingos do Azeitão, no Maranhão.
* Mistérios no Bairro Japão Roteiro, direção e produção: Pedro Dias Teixeira Brazópolis – MG Nasceu em 1963. Ensino Superior. Professor. Ficção: Dona Antônia leva seus netos para visitar a fazenda onde nasceu, e conta as histórias fantásticas acontecidas com sua família, envolvendo seu pai, o senhor Pedro Maria, um curandeiro conhecido na região.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta