Revelada a existência de máfia nos presídios maranhenses
Sebastião Uchoa: na mira da máfia dos presídios.

Revelada a existência de máfia nos presídios maranhenses

Sebastião Uchoa: na mira da máfia dos presídios.

O jornalista e blogueiro Gilberto Leda postou  um texto no qual revela que “existe uma máfia atuando dentro do sistema penitenciário do Maranhão. O grupo, controlado de fora, atuou durante anos sem qualquer incômodo”.  Tais informações, a se confirmarem, colocam o Governo do Estado e o sistema penitenciário maranhense em maus lençóis. O texto livra, porém, a cara de Sebastião Uchoa. Leia:

“Existe uma máfia atuando dentro do sistema penitenciário do Maranhão. O grupo, controlado de fora, atuou durante anos sem qualquer incômodo.

“Segundo relatos de funcionários dos presídios, esse grupo liberava até as  saídas de presos de alta periculosidade para o cometimento de crimes,  à noite,  pela capital. O tráfico de drogas, muitas vezes, era também autorizado ou bloqueado sob ordens dessa turma.

“Com a troca de comando da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), agora dirigida pelo delegado Sebastião Uchôa, fechou-se o cerco a essa quadrilha, que vem sendo minada pouco a pouco.

“E a máfia, que ainda detém poder dentro das unidades prisionais, tem agido para desestabilizar o secretário.

“Decorre justamente dessa disputa de poder a série nunca antes vista de fugas e assassinatos em Pedrinhas e outros presídios do estado. É uma reação, causada pela rejeição ao nome de Uchôa.

“Na visão dos criminosos, os recentes incidentes enfraquecerão o secretário, que pode cair e deixar novamente o caminho livre para suas atrocidades.

“A cúpula da Segurança, no entanto, está atenta aos movimentos da máfia e tem dado apoio ao titular da pasta, que seguirá afastando os envolvidos na facilitação de fugas e na abertura de espaço para a criminalidade dentro dos presídios.”

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta