Rádio Timbira: remodelação técnica e de conteúdo para haver “mais diálogo” com os maranhenses, propõe Robson Paz

Rádio Timbira: remodelação técnica e de conteúdo para haver “mais diálogo” com os maranhenses, propõe Robson Paz

Silvan Alves, Zé Raimundo Rodrigues, Maria Spindola, Ivison Lima, Mônica Moreira Lima, Gisa Franco, entre outros, formam o novo cash da rádio, reformulação comandada pelo novo diretor Robson Paz.  O objetivo, segundo ele, é promover “mais diálogo com os maranhenses”.

 

Diretor Robson Paz destacou o resgate que a gestão estadual está fazendo na Timbira desde 2015. Foto: Handson Chagas/Secap

No ar, desde esta terca-feira (2), uma nova programação da velha  Rádio Timbira do Maranhão, dial 1290,  também com novos apresentadores, reforma técnica e de  de conteúdo. Com isso, sua nova direção ousa dizer que: é a Nova 1290 Timbira, a  frequência AM da emissora, que “ficou 20 anos abandonada, mas foi resgatada a partir de 2015 e vem se renovando desde então”, recorda o jornalista Robson Paz, secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), que foi deslocado para dar uma roupagem moderna à emissora.

Uma das principais novidades anunciadas  é a transmissão simultânea do Jornal das Onze para uma rede de aproximadamente 40 rádios, em todo o Maranhão. Para a missão, foi convocado o vozeirão Ronald Pimenta que,  das 11  às 12 horas de segunda a sexta-feira, será âncora  ao lado da versátil jornalista Maria Espíndola.

O diretor da Nova 1290 Timbira, Robson Paz, diz que a transmissão em rede democratiza a comunicação, já que permite levar a informação para todas as regiões do estado. “Com um bom e verdadeiro jornalismo, informação de qualidade e honestidade acima de tudo, será o Maranhão falando com o Maranhão”, afirma.

Robson Paz diz que o diálogo com a população será ampliado, uma vez que a Timbira também vai veicular conteúdo das rádios que formam a rede de transmissão. Isso significa maior presença das diversas regiões maranhenses na programação da rádio.

Tecnologia e democratização

Essa rede de transmissão via satélite faz parte dos investimentos em tecnologia da Nova 1290 Timbira, que contempla também a convergência das mídias.

– “O caminho é trabalhar não apenas o rádio tradicional, mas atuar fortemente nas redes sociais”, explica Robson Paz.

A estreia da nova programação terá um  portal a reforçá-la, focado em material multimídia. Haverá atualizações permanentes e instantâneas nos canais da Timbira – como Facebook e Twitter – para o conteúdo da programação ser acessível a um maior número de pessoas, além de incentivar a interação e o diálogo com os maranhenses, prevê o novo diretor:

– “Tínhamos uma rádio totalmente sucateada. Ela foi resgatada e revitalizada pelo governador Flávio Dino para funcionar como um canal de diálogo com o povo maranhense. É esse o caminho que continuamos seguindo, agora com mais equipamentos, mais recursos e um alcance muito maior”, propõe Robson.

A emissora também já se prepara para migrar para a FM, dentro do plano de expansão de qualidade e de audiência.

Novidades

Dentre as novidades da programação estão o” Coisa Nossa”, que vai abordar temas culturais, sob o comando do experiente José Raimundo Rodrigues; e o “Ronda 1290”, que será dedicado a assuntos policiais, com o consagrado  Silvan Alves.  E um rosário de  outras atrações (Ver nova grade da programação)

A partir de terça-feira (2), estreia a nova programação e mais novidades na Rádio Timbira. Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO

 Segunda a sexta-feira

5h – Primeira Hora, com Láercio Júnior
6h – Bom Dia 1290, com Batista Matos
7h – De primeira, com Marcus Saldanha
8h – Comando da Manhã, com Gilberto Lima
11h – Jornal das Onze, com Ronald Pimenta e Maria Espíndola
12h – Ronda 1290, com Silvan Alves
13h – Fome de Bolsa, com Edvan Fonseca
14h – Comunidade Interativa, com Edvaldo Oliveira e Mônica Lima
16h – Coisa Nossa, com Zé Raimundo Rodrigues
18h – Contraponto, com Ivson Lima
19h – Voz do Brasil – EBC
20h – Papo Cabeça, com Renato Júnior e convidados
22h – Jogo Rápido, com Gil Porto
22h30 – Revista da Noite, com Marden Ramalho0h – Reprises

Sábado
6h30 – A Voz do Campo, com Janice Lima e Samara Andrade
7h30 – Redação 1290, com Marcus Saldanha, Jorge Vieira, Ivson Lima, Cunha Santos e entrevistado
10h – Sabadão Informativo, com Edvaldo Oliveira
12h – Balaio Cultural, com Gisa Franco e Zema Ribeiro
14h – Maranhão Esportivo, com Rony Moreira
15h30 – Jornada Esportiva
20h – Sábado é Show, com Ronald Pimenta

Domingo
7h – África Brasil Caribe, com Ademar Danilo
8h – Natureza Viva, com Mara Régia – EBC
10h – Domingo Notícia, com Marden Ramalho
12h – Aquecimento Esportivo, com Gil Porto
15h – Jornada Esportiva
21h – Brasil de Toda Gente, com Antônio Moreno

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta