Procurador-Geral da República diz que Barbosa sai do STF com “dever totalmente cumprido”
Procurador Rodrigo Janot lamenta decisão de Joaquim Barbosaa, mas exalta qualidades do ministro do STF

Procurador-Geral da República diz que Barbosa sai do STF com “dever totalmente cumprido”

JOAQUIM BARBOSA ANUNCIOU ONTEM (29) QUE DEIXARÁ  NÃO SÓ A PRESIDÊNCIA, MAS SE APOSENTARÁ DA MAIS ALTA CORTE DO PAÍS, AINDA ESTE ANO.  NÃO HÁ MAIS TEMPO HÁBIL PARA O MINISTRO SER CANDIDATO A MANDATO POLÍTICO-PARTID

Procurador Rodrigo Janot lamenta decisão de Joaquim Barbosaa, mas exalta qualidades do ministro do STF

ÁRIO

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, protestou, nesta quinta-feira (29), contra a aposentadoria, que classificou como “prematura”, do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa. Mesmo lamentando o afastamento do ministro, Janot afirmou, em nome do Ministério Público Federal, que Barbosa não precisa se preocupar porque cumpriu seu dever.

— Fica aqui o protesto pela saída prematura e fica também um agradecimento do Ministério Público brasileiro, que tenho a honra e privilégio de ser porta-voz. Sinta-se com o dever absoluta e totalmente cumprido e que o senhor tenha sucesso.

As declarações foram dadas no plenário do STF, logo após Barbosa anunciar oficialmente sua decisão de se aposentar no final de junho. Depois de ouvir a decisão do presidente do STF, Janot relatou um sentimento de nostalgia, já que foi nomeado procurador da República na mesma turma que Joaquim Barbosa, há 30 anos.

Janot brincou com o envelhecimento dos dois e revelou jamais ter imaginado que um dia trabalhariam juntos em cargos de tanta responsabilidade.

— Abre-se para mim agora uma janela no tempo. Retrocedo a primeiro de outubro de 1984, quando eu, Vossa Excelência, o ministro Gilmar Mendes, e outros tantos valorosos companheiros, assumimos os cargos de procurador da República. Sem cabelo branco e sem barriga, éramos jovens e idealistas.  Jamais sonhei um dia estar aqui ocupando o cargo de procurador-geral da República e dividir essa responsabilidade com Vossa Excelência como presidente da Corte.

Joaquim Barbosa comunicou sua decisão de se aposentar à presidente Dilma Rousseff e ao Congresso Nacional na manhã desta quinta-feira, antes de avisar os colegas no Supremo. De acordo com fontes próximas a Barbosa, ele recebeu vários convites para dar aulas em universidades da Europa e dos Estados Unidos e não descarta a possibilidade de morar fora do País.

(Com informações do R7)

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta