Procon inaugura unidade em Cururupu e já começa a fiscalizar bancos
Solenidade de inauguração da unidade do Procon-MA, em Cururupu

Procon inaugura unidade em Cururupu e já começa a fiscalizar bancos

Localizado na região da Baixada Maranhense e a 453 km de São Luís, a cidade de Cururupu recebeu uma unidade do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA). A 18ª unidade do órgão vai atender a população local e beneficiar os municípios de Serrano, Bacuri, Mirinzal, Cedral, Porto Rico do Maranhão, Central do Maranhão e Apicuaçu.

A inauguração ocorrida na manhã desta terça-feira (1) integra o projeto de municipalização do Procon-MA e objetiva prevenir os conflitos nas relações de consumo, por meio do atendimento, fiscalização e da orientação. De acordo com o presidente do órgão, Duarte Júnior, a municipalização do órgão é importante para atender cada vez mais maranhenses. “Nosso objetivo é tornar a defesa do consumidor uma realidade em todo o estado, essa é uma prioridade do governo Flávio Dino e tem recebido o apoio das prefeituras dos municípios”, destacou.

Satisfeito com a instalação de um posto do Procon-Ma, o prefeito José Carlos de Almeida Júnior, comentou que o município realiza uma grande conquista. “Para Cururpu é um marco e todos ganham com isso, pois é mais um órgão que vai garantir a defesa do consumidor. Agradecemos a sensibilidade do governador Flávio Dino e da equipe do Procon, que trabalhou incansavelmente para que este momento fosse possível”, enfatizou.

A inauguração também teve a palestra “Diálogo com Fornecedores” com objetivo de esclarecer dúvida e orientar quanto às normas na relação de consumo entre consumidores e fornecedores. Estiveram presentes no evento a presença do juiz titular da Comarca, Douglas Lima da Guia, secretários municipais, demais autoridades e a população.

Solenidade de inauguração da unidade do Procon-MA, em Cururupu

A unidade está localizada na Rua Herculano Vieira, s/n, Centro e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para formalizar uma reclamação o consumidor deve apresentar cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. A denúncia também pode ser feita pelas redes sociais (instagram: @proconmaranhao, twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão) ou por meio do aplicativo do Procon.

Fiscalização de Bancos

Os bancos do município foram fiscalizados após a inauguração da unidade do Procon-Ma em Cururupu. Entre as irregularidades encontradas estavam a falta de bebedouro, ausência de divisória entre os caixas, máquina de senha com defeito, painel de senha desligado, ausência da lei que informa o tempo de permanência nas filas com o contato do Procon-MA. Além disso, em um dos bancos não tinha energia durante a chegada da equipe de fiscalização, que acionou a Cemar e resolveu o problema.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta