Pressão! Robert Mugabe renuncia à presidência do Zimbábue

Pressão! Robert Mugabe renuncia à presidência do Zimbábue

O ditador de 93 anos de idade governava o país desde 1980

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou ao seu cargo nesta terça-feira. A informação foi divulgada pelo porta-voz do Parlamento local, Jacob Mudenda.

Em uma carta endereçada aos parlamentares, o agora ex-presidente afirmou que sua decisão foi totalmente voluntária. Mugabe também disse que decidiu renunciar para garantir uma transferência de poder sem grandes impactos na política e segurança do país, segundo a agência de notícias Reuters.

O anúncio acontece no momento em que os legisladores do país debatiam um pedido de impeachment contra o ditador de 93 anos. Mugabe governava o Zimbábue desde 1980.

Ele havia se recusado a deixar a Presidência na semana passada, durante uma série de negociações com as Forças Armadas, que tomaram o poder durante uma intervenção. No último domingo, o próprio partido de Mugabe, a União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (Zanu-PF, na sigla em inglês), deu-lhe um ultimato, exigindo a renúncia do ditador até o meio-dia de segunda-feira.

Mais cedo, nesta terça, o ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa também pediu que o ditador aceitasse “a vontade do povo” e deixasse a Presidência. Ele foi um dos principais pivôs da crise política.

Mugabe demitiu Mnangagwa para abrir caminho na Presidência a sua esposa, Grace, que é impopular entre muitos zimbabuanos. Mnangagwa afirmou ter sido ameaçado de morte após a demissão e por isso deixou o país. A ação levou o Exército a tomar o poder e a colocar Mugabe em prisão domiciliar.

O ex-vice-presidente é conhecido como “crocodilo” por causa dos tempos em que lutou pela libertação do Zimbábue. Ele foi durante décadas o braço-direito de Mugabe e é acusado de participar da repressão de zimbabuanos que desafiavam o líder. É apontado por muitos como um dos principais candidatos à substituição do ditador.

Após o anúncio, multidões tomaram as ruas da capital do país, Harare, celebrando a renúncia do ditador.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta