O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, comentou com amigos próximos que tem dificuldades de aceitar o convite da presidente Dilma Rousseff para ser ministro da FAzenda, por causa de compromissos assumidos com o presidente do conselho superior de administração do Bradesco, Lázaro Brandão,
No Bradesco, a idade de Trabuco para o ministério já é dada como descartada. No próprio Palácio do Planalto, apesar de o governo admitir que o convidado mude de ideia, a avaliação é que a operação Trabuco não vai dar certo e a presidente já analisa outras opções.
A principal seria convidar o ex-secretário executivo do Ministério do Planejamento, Nelson Barbosa, para substituir Guido Mantega. Barbosa vinha sendo considerado opção também para o Ministério do Planejamento.
Dilma tratou do convite a Trabuco na terça-feira (18), com Lázaro Brandão, numa reunião sigilosa em Brasília. Na conversa, Brandão falou das dificuldades em ceder o presidente do Bradesco por causa de sua sucessão no conselho de administração. O atual presidente do Brasdesco vai se aposentar daqui a dois anos, quando completará 65 anos. Nos planos de Lázaro, Brandão será o seu sucessor.
OPÇÕES

De dentro do Bradesco, outro nome também está sendo especulado, o de Joaquim Levy, que já foi secretário do Tesouro nacional na gestão de Antônio Pallocci no Ministério da Fazenda. Assessores palacianos avaliam que ele seria uma boa escolha, mas, no passado já teve um desentendimento com Dilma Roussef.
Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central, é outro nome que estaria na bolsa de apostas, mas a presidente Dilma prefere deixa-lo no mesmo posto.
Com informações do UOL e de O Globo