Preocupado, chanceler britânico pede para Rússia se retirar da Crimeia
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido

Preocupado, chanceler britânico pede para Rússia se retirar da Crimeia

William Hague, ministro das Relações Exteriores do Reino Unido

Em declarações à “BBC” desde Kiev, Hague advertiu que Moscou pode enfrentar “custos significativos” e considerou o comportamento da Rússia como “inaceitável”, ao argumentar que o governo russo “tomou o controle” da Crimeia.

O ministro, que se encontra na Ucrânia para se reunir com autoridades do governo interino, disse que a situação possui um “risco constante”, já que, segundo ele, a situação pode ficar de controle.

Hague destacou a resposta moderada do governo interino ucraniano diante das “provocações” do governo russo, mas disse se sentir muito “muito preocupado” com a atitude da Rússia.

“Se a Rússia continuar nesta direção, teremos que ser claros ao dizer que esta não é uma maneira aceitável de dirigir as relações internacionais. Isto é algo que a Rússia deve reconhecer”, disse o chanceler britânico.

“Certamente, haverá custos significativos”, especificou Hague, que não descartou a possibilidades de sanções econômicas.

Em Londres, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, informou hoje que presidirá uma reunião do Conselho Nacional de Segurança, integrado por destacados ministros, para avaliar uma possível “resposta britânica e internacional à grave situação na Ucrânia.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta