Prefeitura promove programação especial pelo Dia Mundial da Saúde

Prefeitura promove programação especial pelo Dia Mundial da Saúde

A Prefeitura de São Luis, por meio das secretarias de Saúde (Saúde) e Segurança Alimentar (Semsa), está preparando uma programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física, comemorado nesta terça-feira (07). O evento acontece das 9h às 16h no Parque do Bom Menino, onde haverá atividades voltadas para a saúde e o bem estar do cidadão.

 Este ano, o tema em discussão é “Segurança de Alimentos: do campo à mesa (e em todos os lugares)”, escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A programação quer sensibilizar a população para a necessidade de mudanças nos hábitos de vida como forma de prevenção das doenças crônicas não transmissíveis e melhoria da qualidade de vida.

 “É um tema muito atual e que precisa ser debatido, pois, ter segurança alimentar é ter saúde. Alimentar-se de forma saudável é prevenir doenças”, diz a titular da Semsa, Fátima Ribeiro.

 A Semsa fará atendimento preventivo, atividades físicas, exposição, oficina de sucos e palestras. Serão distribuídos ainda folders informativos sobre alimentação saudável. As nutricionistas da Semsa estarão à disposição do público, em estande montado no Parque Bom Menino, para esclarecer sobre segurança alimentar e alimentação nutritiva, das 9h às 17h.

 Já a Semus ofertará aferição de pressão, orientações em saúde, teste de glicemia, antropometria, orientação sobre aleitamento materno, saúde bucal e prevenção de DSTs e Aids. A Secretaria organiza ainda um aulão de ritmos.

 A secretária Helena Duailibe ressalta o compromisso da gestão municipal com a política de promoção da saúde. “Para que se tenha a diminuição da demanda nos hospitais e centros de saúde é necessário também oferecer à população atividades que viabilizem bem-estar físico, mental e social e, por determinação do prefeito Edivaldo, fazemos isso não apenas em eventos como este, mas na rotina da rede de saúde, que disponibiliza alguns serviços como a prática do pilates, por exemplo”, afirma.

 Durante o evento, a equipe de nutricionistas vai orientar sobre os problemas causados pela má alimentação e realizar avaliação do estado nutricional e aferição do colesterol. “A avaliação é feita a partir do histórico da pessoa, orientando sobre alimentação correta e alertando para problemas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares”, explicou a nutricionista Michele Braid.

 Ela alerta ainda para a importância de fazer exames preventivos e a adoção de hábitos saudáveis. “Isto inclui a prática de exercícios diários e uma alimentação balanceada”, diz a nutricionista.

 Dia Mundial da Saúde

 O Dia Mundial da Saúde é um alerta para os cuidados em manter o bom estado de saúde e estar atento aos problemas que podem atingir a população. Marca ainda a criação da OMS. Segundo a instituição, alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de dois milhões de pessoas por ano.

 Os alimentos que contêm microorganismos nocivos como vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao câncer. A OMS ajuda os países a prevenir, detectar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos com apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta