Prefeitura de São Luís anuncia os vencedores do 35º Concurso Literário
Iramir Araújo, um dos vencedores do concurso.

Prefeitura de São Luís anuncia os vencedores do 35º Concurso Literário

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), divulgou nesta quinta-feira (21) o resultado final do 35º Concurso Literário Cidade de São Luís. Oito obras de diferentes autores serão premiadas e cada um receberá o valor de dez salários mínimos, junto com o certificado de participação, além da publicação de mil exemplares de cada obra. A Func anunciará a data da solenidade de entrega da premiação nos próximos dias.

Para o presidente da Func, Francisco Gonçalves, a importância do concurso vai além da premiação porque as obras sensibilizam o leitor com o imaginário contemporâneo da cidade. “Todo artista é uma antena sensível da percepção social. A Literatura também serve para isso. Favorece a criação de novos imaginários para com a cidade. O concurso não é somente para termos novos escritores. É também para termos mais leitores”, ressaltou.

As obras foram avaliadas por uma Comissão Julgadora formada por dezesseis profissionais (sendo um julgador maranhense e outro nacional, por categoria) das áreas de Letras, Literatura, Teatro, Comunicação, Educação e Cultura. A Comissão foi presidida pela professora doutora Márcia Manir Miguel Feitosa, coordenadora do curso de Mestrado em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão e pesquisadora nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa, Literatura e Cultura Maranhense, Estudos Literários, entre outras.

Para Márcia Manir, o resultado do concurso aponta para um avanço na produção literária maranhense entre escritores jovens. “As obras premiadas nas categorias romance e literatura infantojuvenil, por exemplo, foram surpreendentes, de excelente qualidade. Na categoria poesia, o autor premiado criou uma obra interessante relacionada com o tema do sebastianismo. Na categoria ensaio o público vai poder conferir uma análise interessanteConcurrso curriculo

Iramir Araújo, um dos vencedores do concurso.

sobre o jornal A Flecha, importante matutino do século XIX”, destacou.

 

DOCUMENTAÇÃO

A documentação da avaliação dos participantes estará disponível para entrega a partir de segunda-feira (25), das 8h30 às 12h30, na Casa dos Blocos Tradicionais, localizada na Rua Isaac Martins, nº 125, Centro. Só poderão requisitar a documentação os próprios candidatos junto à Secretaria Executiva do Concurso, no prazo de 30 dias.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta