Prefeitura conclui primeiro curso de cuidadores de idosos
Encerramento do curso de cuidadores de idosos

Prefeitura conclui primeiro curso de cuidadores de idosos

Instrutores felizes com a conclusão do curso
Encerramento do curso de cuidadores de idosos

Uma confraternização marcou o encerramento do curso Cuidador de Idoso, promovido pela Prefeitura de São Luís. Durante três meses, a turma de 40 alunos foi capacitada no trato adequado ao idoso. No cronograma das aulas, organizado pela Secretaria de Segurança Alimentar (Semsa), assuntos referentes à saúde, alimentação, mobilidade, ergonomia, instabilidade física e psicologia.

“Foi um presente da Semsa aos alunos e aos nossos idosos. Oferecer esse curso, que não integra nossa grade de capacitação, foi fruto de  muito empenho para podermos executá-lo”, ressaltou a secretária da Semsa, Fatima Ribeiro.

A abertura da confraternização foi feita pela professora mestre em gerontologia, Ana Tereza, que agradeceu a dedicação dos estudantes. “É um conhecimento que fica para nossa vida e nosso próprio envelhecimento. O que espero é que esse aprendizado seja utilizado com seus familiares e como profissão, pois, agora qualificados terão mais chances de trabalho”, pontuou.

Durante o evento, os alunos puderam fazer a avaliação do curso e expor a importância da capacitação para suas vidas. Uma das alunas leu o resumo do Estatuto do Idoso em forma de cordel. No texto, um alerta ao descumprimento da lei e a importância dos idosos em conhecer e cobrar seus direitos. A professora Ana Tereza foi homenageada pela turma com placa de reconhecimento.

Participaram do curso profissionais da área de saúde e pessoas interessadas em aprender como cuidar de idosos na família.

RESULTADOS

Pelo menos cinco alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. É o caso de Domingas Costa de Matos, 34 anos, que conseguiu emprego durante o curso. “Eu já havia trabalhado na área, mas estava sem emprego e o curso me trouxe mais conhecimento e ajudou a me reinserir no mercado”, afirmou. Para Francileide dos Santos, 36 anos, o aprendizado contribuirá para o aumento da renda. “Quero trabalhar na área nos fins de semana e fazer o curso foi importante”, disse.

A coordenadora de Assuntos Comunitários da Semsa, Lourvídia Caldas, que também ministrou aulas no curso, destacou o compromisso dos alunos. “Tivemos uma ótima assiduidade e observei que houve empenho da turma e interesse em aprender”, disse. Com a conclusão da primeira turma, está em fase de planejamento a abertura da segunda turma, cujo cadastro já conta com mais de 50 inscritos.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta