Prefeitura beneficia toda a rede municipal de ensino com complementação da merenda escolar

Prefeitura beneficia toda a rede municipal de ensino com complementação da merenda escolar

Prefeitura beneficia toda rede municipal de ensino com complementação da merenda escolar

A Prefeitura de São Luís já beneficia todos os estudantes da rede municipal de ensino com a complementação da merenda escolar a partir de gêneros alimentícios produzidos por agricultores locais. Frutas, legumes, verduras e hortaliças estão entre os 18 tipos de complemento que reforçam o lanche servido aos estudantes. A iniciativa determinada pelo prefeito Edivaldo complementa o valor nutricional da merenda e proporciona aumento de renda para os agricultores locais.

A aquisição dos gêneros é feita com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed), Segurança Alimentar (Semsa) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, a complementação da merenda escolar também incentiva a adoção de hábitos de alimentação saudáveis. “Faz parte do nosso compromisso com as crianças e adolescentes desta cidade promover a saúde incentivando hábitos de alimentação saudável. São costumes que elas poderão repetir em casa. Também aumentamos o valor nutricional da merenda servida aos nossos estudantes, que têm frutas e verduras como parte do lanche todos os dias”, disse o secretário de Educação.

Os agricultores também participam, regularmente, de cursos técnicos de atualização na área.

A Associação do Cinturão Verde da Vila Sarney, o Instituto Educacional Beneficente Alto da Vitória e a Associação Beneficente Educativa Produtiva Cultural dos Moradores de Coquilho e Povoados Adjacentes são algumas das associações de agricultores cuja produção complementa a merenda escolar.

“A produção aumentou muito, com certeza isso contribui para a gente se senvolver ainda mais. Está sendo muito gratificante ajudar a abastecer as escolas”, garante Ivanilde Costa Pereira, agricultora da região do Coquilho, que cultivou parte dos gêneros que abastecem a U.E.B. Thomaz de Aquino Andrade.

MERENDA

A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Thomaz de Aquino, na Vila Lobão, atende a cerca de 400 estudantes nos três turnos e recebe, pela primeira vez, o reforço na merenda escolar. Os gêneros alimentícios, que incluem produtos como laranja, mamão, abóbora, banana, macaxeira, alface, couve, coentro e vinagreira, são colhidos durante o final de semana e entregues toda segunda e terça-feira, sendo adicionados à merenda no decorrer da semana.

“Tanto as crianças como os pais estão muito satisfeitos com as refeições que temos oferecido. Os estudantes passaram a gostar ainda mais da merenda. É a primeira vez que temos aqui na escola uma realização desse tipo. A escola, os alunos e as famílias agradecem”, afirmou o gestor Francisco Revil de Sousa.

Na U.E.B Alberto Pinheiro, no Centro, os estudantes também aprovam o reforço do cardápio. Victor Rodrigues Souza, 13 anos, estudante do 8º ano da escola, diz que a hora do lanche é uma das horas mais deliciosas da tarde. “O meu preferido é o arroz com galinha, mas também gosto de mingau de aveia e suco de caju. Gosto de todas as frutas”, garantiu. Gracielly Dias Rodrigues, 11 anos, prefere a macarronada. “Mas também gosto da laranja que vem no lanche. É muito docinha, uma delícia”, elogiou.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta