A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), promoveu esta semana uma série de atividades na área de Educação Alimentar em comemoração aos 26 anos do projeto Feiras Livre. Nesta quinta-feira (22), será promovida a Oficina de Avaliação e Orientação Nutricional.
“A ideia é orientar os feirantes sobre o armazenamento, higiene e manuseio adequado dos alimentos, além de destacar as propriedades e melhorar aproveitamento destes”, disse uma das coordenadoras do evento, a nutricionista Luana Praseres. Ela destacou ainda que os participantes da oficina receberão material informativo sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos (BPMA).
Feirante há 12 anos, José Raimundo Costa avalia que esta é uma oportunidade de aprender. “A gente aproveita para cuidar da saúde e ainda fica sabendo de muitas coisas importantes”, disse. Já a feirante Maria Almeida Carvalho, que mantém uma banca na feira da Cohab, aprovou a iniciativa. “É um serviço importante, nós feirantes precisamos precisa dessas informações para oferecer melhores produtos para os consumidores”, afirmou.
As ações da secretaria se estenderam às feiras do Renascença, Cohab/Cohatrac e Vinhais. O trabalho contou com o apoio da Secretaria de Abastecimento e Pesca (Semapa). As atividades seguem a orientação do prefeito Edivaldo para promoção e valorização dos feirantes, aproximando a categoria do consumidor.