O Conselho Intermunicipal Multimodal – CIM tem marcada para esta sexta-feira (5) uma reunião com a participação dos prefeitos dos municípios beneficiados com a emenda do senador Roberto Rocha (PSDB) que garantiu aumento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) aos municípios escoadores da produção de minério de ferro, aqueles afetados por operações de embarque e desembarque. Ou, ainda, cidades onde se localizam pilhas de estéril, barragem de rejeitos e instalações de beneficiamento.
No Maranhão, 23 municípios cortados pela Estrada de Ferro Carajás, ao longo de 670 quilômetros de extensão da ferrovia, serão beneficiados. Ao todo, a previsão é de que sejam injetados, aproximadamente, mais R$ 46 milhões anuais nesses municípios, os quais serão repartidos de acordo com o tamanho da população e a extensão da malha ferroviária dentro de cada unidade municipal.
A assessoria do senador Roberto Rocha (PSDB) informou que ele se fará presente à reunião, quando os prefeitos dos municípios beneficiados pretendem externar gratidão pela defesa que ele fizera do aumento da compensação financeira para essas comunidades.