Prefeito Edivaldo Holanda Júnior vai entregar mais duas unidades de saúde em maio
Edivaldo Holanda Jr., com Helena Duailibe: a meta é ampliar a rede de Saúde do Município de São Luís

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior vai entregar mais duas unidades de saúde em maio

O prefeito Edivaldo Júnior entrega à população de São Luís mais duas unidades de saúde em maio. O avanço no serviço de atendimento básico contará com as unidades Dr. Expedito Alves de Melo, no Residencial Alexandra Tavares, e com o ampliado Centro de Saúde Carlos Macieira, no Sacavém. As ações fazem parte da reestruturação da rede de saúde municipal, executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus).

Na Unidade de Saúde Familiar Dr. Expedito Alves de Melo serão oferecidas consultas com médicos generalistas, serviços odontológicos, imunização e enfermagem básica (curativos simples, aplicações de injeção, aferição de pressão arterial). Estão garantidos serviços de farmácia básica, pré-natal e a realização do Programa da Criança.

A unidade também atenderá pacientes portadores de doenças crônicas como hanseníase, tuberculose, hipertensão e diabetes. A previsão da Semus é que sejam realizadas cerca de 1.200 consultas por mês, atendendo aproximadamente 6.500 pessoas dos bairros Alexandra Tavares, José Reinaldo Tavares e Recanto dos Pássaros.

Edivaldo Holanda Jr., com Helena Duailibe: a meta é ampliar a rede de Saúde do Município de São Luís

O Centro de Saúde Carlos Macieira passou por um amplo processo de reforma, semelhante ao realizado no Centro de Saúde Yves Parga e no Hospital da Mulher, e está pronto para aumentar a oferta de serviços. O local terá todos os programas da rede municipal como o Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Tuberculose, Hanseníase, Hipertensão e Diabetes, Imunização e Saúde Bucal, além de laboratórios para a coleta de material para exames.

A unidade atende os bairros Coroadinho, Coroado, Redenção, Vila dos Nobres, Vila Conceição, Parque Nice Lobão, Coheb do Sacavém, Túnel do Sacavém e Sacavém.

REESTRUTURAÇÃO

Os investimentos aplicados na saúde buscam assegurar a melhoria do atendimento. No sábado passado (26), o prefeito inaugurou a primeira unidade especializada em Neurocirurgia. Instalado no Hospital da Mulher, o novo espaço conta quatro salas de enfermaria e 11 leitos, além de cinco leitos para cuidados intermediários e centro cirúrgico.

No mesmo dia, foi reinaugurado o Laboratório de Análises Clínicas do Centro de Saúde Yves Parga, na zona rural de São Luís. O laboratório pode atender até 160 pessoas por dia e receberá a demanda do Laboratório Central. Também está sendo oferecido à população o serviço de nebulização. O espaço conta com a emissão do cartão do SUS e será implantado o laboratório de endemias e análises clínicas.

As melhorias nas unidades de saúde foram iniciadas priorizando os atendimentos de urgência e emergência para solucionar a superlotação nos Hospitais da Criança, Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II). Com o aumento dos leitos de retaguarda e através de parcerias institucionais e mutirões ortopédicos, o Socorrão II conseguiu reduzir a demanda de espera por atendimento em 80%.

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta