Prefeito Edivaldo entrega Unidade de Saúde da Família Amar reformada na Vila Fialho

Prefeito Edivaldo entrega Unidade de Saúde da Família Amar reformada na Vila Fialho

Prefeito Edivaldo entrega Unidade de Saúde da Família Amar reformada na Vila Fialho

O prefeito Edivaldo entregou à população, na manhã desta quinta-feira (11), as novas instalações do Centro de Saúde Amar, na Vila Vicente Fialho. A unidade passou por ampla reforma em suas ambientações para atender à comunidade com mais humanização. A ação integra o Projeto Municipal de Qualificação, Articulação e Fortalecimento da Atenção Básica, desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Semus), que contempla a realização de melhorias nas unidades de saúde da rede municipal.

“Estamos entregando aqui mais uma unidade de saúde reformado e melhorado. A unidade estava bastante deteriorada, mas nós recuperamos e estamos disponibilizando agora à comunidade ambientes com mais conforto e serviços de qualidade. Com a reforma dessa unidade de saúde, avançamos mais um passo importante dentro da nossa meta de tornar o sistema de saúde municipal cada vez melhor, eficiente, humanizado e capaz de alcançar um número cada vez maior de pessoas que necessitam da nossa atenção”, declarou o prefeito Edivaldo.

A Prefeitura de São Luís já entregou oito unidades municipais de saúde totalmente reformadas e a meta é entregar mais 10 centros requalificados ainda no segundo semestre deste ano.

Além dos cinco consultórios agora totalmente reformados e climatizados, as obras na unidade contemplaram também melhorias nas salas de nebulização, curativo e imunização, além de manutenção nas instalações elétricas e hidráulicas, aquisição de novos equipamentos, nova pintura, entre outros serviços.

A unidade de saúde Amar disponibiliza atendimentos nas áreas de clínica médica, ginecologia, pediatria, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, consultas de enfermagens, assistência ao pré-natal, entre outros serviços prestados dentro da estratégia Saúde da Família.

O centro disponibiliza ainda atendimentos dos programas de Controle da Tuberculose, Hanseníase e de Combate ao Tabagismo.

Outro serviço prestado no local, que sempre registra grande demanda da comunidade local, é a Central de Marcação de Consultas, que funciona de segunda à sexta, das 7:30 às 12h.

“Estamos melhorando a qualidade do atendimento na atenção básica de toda a rede. São melhorias extremamente importantes porque essas unidades são a porta de entrada da atenção básica. É onde a população busca o atendimento primário, consultar-se com o medico generalista, medir sua pressão, entre outros serviços. Melhorando o atendimento nas unidades básicas de saúde, contribuímos muito para desafogar os centros de média e alta e complexidade”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

Com a revitalização e readequação dos espaços, a perspectiva é de ampliar em até 50% a capacidade de atendimento da Amar. A dona de casa, Lindalva Gomes Santana, 46 anos, moradora da Vila Fialho, disse que a unidade presta um serviço importante e que atende grande demanda da comunidade. “Eu faço acompanhamento da minha pressão arterial aqui e percebi que as reformas melhoraram bastante os ambientes”, relatou ela.

Participaram do ato de entrega das novas instalações da unidade os vereadores Barbosa Lages (PDT), Basileu Barros (PSDC) e Estevão Aragão (SD), além dos secretários municipais Severino Sales (Relações Parlamentares) e Batista Matos (Comunicação).

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta