Porteira aberta: mais nove presos fogem de Pedrinhas

Porteira aberta: mais nove presos fogem de Pedrinhas

 

Nove presos do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o Cadeião, em São Luís-MA, fugiram por volta das 7h30 deste sábado (3). Segundo informações da Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), vários parentes de presos estavam do lado de fora da penitenciária aguardando a hora da visita, quando um homem que estava sentado em um banco entrou em um veículo Corsa Classic branco e deu ré no carro e acelerou, derrubando o portão da prisão.

Com a ação, cerca de nove presos fugiram, são eles: Jeferson Rocha de Alencar, Jonatan Gomes Serra (Fantasma), José Ribamar Garcês (Tobas), Ronaldo da Silva Chagas, Daniel Sá Mendes, Valdivino Pereira Junior, Zacarias Morais Pavão, Ivadenilson Costa e Charles Anderson. Segundo a Sejap, o planejado pelos criminosos seria que mais de 20 detentos fugissem, mas a segurança conseguiu conter vários presos.

Os fugitivos são bloco Delta, que segundo o agente segurança do CDP, William Roosevelt, estaria em reforma. Por isso, vários detentos estavam no pátio do Cadeião, o que teria facilitado a fuga.

Portão derrubado, presos liberados…

 

A Polícia Militar está rodando na região em busca dos fugitivos. Há informações de que o carro que derrubou o portão era um táxi, que teria sido tomado de assalto. Havia outro carro esperando para dar fuga aos detentos.

Em nota, a Sejap informou que os agentes penitenciários conseguiram evitar uma fuga em massa, já que poderiam ter fugido 24 detentos. A nota afirma, ainda, que, imediatamente, após a fuga, a Sejap iniciou a apuração dos fatos.

Veja a nota na íntegra.

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que agentes penitenciários plantonistas do Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, evitaram uma fuga em massa daquela unidade, na manhã deste sábado (3). Esclarece ainda que, mesmo com a atuação ofensiva dos servidores, 9 dos 24 presos do Bloco Delta conseguiram se evadir em uma ação ousada, ocorrida por volta das 7h.

Imediatamente após a fuga, a Sejap iniciou a apuração dos fatos. Com o apoio das Polícias Civil e Militar e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), estão sendo realizadas diligências para recapturar os fugitivos.

De acordo com as primeiras informações, por volta das 7h deste sábado (3), um veículo Corsa Classic de placa ainda não identificada, derrubou o portão principal do CDP de Pedrinhas. Ao mesmo tempo, os presos do bloco Delta, que já haviam serrado as grades das celas, correram para a área do portão, já derrubado. Os agentes chegaram a disparar tiros, mas 9 dos 24 internos conseguiram fugir, sendo que alguns se evadiram pelo matagal e outros usaram o carro Corsa.

A Sejap informa, ainda, que as visitas previstas para este sábado (3) estão mantidas e que, no momento, o clima é de tranquilidade na unidade.

A última fuga em massa registrada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi registrada no dia 14 de julho, quando 15 detentos fugiram por um túnel de 15 metros, que  partiu da cela 5, bloco C (Imirante.com)

 

José Machado

José da Silva Machado. Natural de Duque Bacelar - Maranhão, onde nasceu em 14 de junho de l957. Graduado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Maranhão, especialização Jornalismo. Foi repórter, editor e secretário de Redação nos jornais Pequeno, O Imparcial e Diário do Norte, em São Luís. Também foi diretor de Telejornalismo na TV Difusora (Rede Globo), no período 1985/198). Exerceu o cargo de Secretário de Estado de Imprensa e Divulgação do Governo do Estado (2006-2007). É poeta e escritor, tem lançado o livro "As Quatro Estações do Homem" e conclui o livro; "Os vinte contos de réis". Pai de 5 filhos e 1 neto.

Deixe uma resposta