A Superintendência da Polícia Federal tem mais de 700 inquéritos envolvendo desvio de recursos públicos em prefeituras do Maranhão.
Esta semana o jornal “O Imparcial” ouviu o delegado Luís André Lima Almeida sobre o assunto e chegou a uma conclusão alarmante: a quantidade de inquéritos envolvendo prefeituras do Maranhão é muito maior que em estados com maior número de municípios.
Concluiu que das 217 prefeituras do Maranhão 195 tem algum tipo de investigação envolvendo desvio de recursos públicos.
A reportagem não tratou especificamente de casos envolvendo a Prefeitura de Santa Inês, mas pelo menos um caso bateu recentemente à porta do Palácio Biné Saback, na Avenida Luís Muniz, a sede do governo municipal .Trata-se de um pedido de originais de duas Notas Fiscais para instruir o Inquérito Policial 1708/2008 que está sendo conduzido pela Superintendência da Polícia Federal.
São duas Notas Fiscais pagas nos dias 4 e 14 de janeiro de 2006, referentes a “reparo de área de 14 hectares para implantação de pastagem, retirada de estacas para reforma e construção de 7 quilômetros de cerca de arame farpado e construção de bebedouros para bovinos”…
Os trabalhos foram executados em uma propriedade privada na zona rural do município de Santa Inês. Mas a solicitação da Polícia Federal não pode ser atendida porque, segundo a Secretaria de Governo, “não existe arquivo referente a este ou a qualquer outro período das administrações anteriores…
O que leva a crer que foram incinerados ou muito bem guardados em algum cofre que pode estar esfriando no canal do Rio Pindaré…