
A Polícia Federal, no Maranhão, está cumprindo, nesta quarta-feira, 19 mandados de busca e apreensão, além de mandados de condução coercitiva, expedidos pela Justiça, levando os investigados a prestar depoimentos na delegacia da PF.
O trabalho desencadeado pela Superintendência de Polícia Federal cumpre, assim, mais uma etapa da ‘Operação Usura II’ que investiga o desvio de recursos públicos de prefeituras do Estado e o envolvimento de gestores municipais em São Luís, Bacabal, Pedreiras, Zé Doca e Caixas, com agiotagem.
Segundo a PF, pelo menos R$ 7,5 milhões de recursos federais da área de Saúde teriam sido desviados em Bacabal e R$ 4,5 milhões, em Zé Doca.
Em São Luís, já foram cumpridos três mandados de condução coercitiva, em que sete pessoas estão sendo interrogadas na Superintendência da PF, no bairro da Cohama. Já no interior do Estado, são nove mandados de condução coercitiva: em Bacabal, dois em Zé Doca e um em Caxias.
A operação contou com um efetivo de mais de 70 policiais e 15 auditores da Controladoria Geral da União (CGU), que estão distribuídos nas investigações, execuções e cumprimento de mandados.
A ‘Operação Usura II’ foi iniciada pela Polícia Federal em 2011 e tem como objetivo coibir o desvio de recursos públicos federais que são repassados às prefeituras. (Com informações do G1 Maranhão)